blog sobre computadores workstations, desktops e servidores

Blog

Voltar

Por que a manutenção preventiva de computadores é importante?

Tecnologia

- 12/09/2018

As tecnologias estão em constante evolução. Afinal, tudo se atualiza — o sistema operacional, os softwares e os aplicativos que usamos, entre outras opções. Contudo, o nosso computador permanece o mesmo e, com o tempo, vamos sentindo um aumento da lentidão do sistema.

Para evitar situações como essa, a manutenção preventiva de computadores se faz necessária. É ela que detecta tais questões antes que elas se tornem um verdadeiro problema.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste post, abordaremos mais sobre esse tipo de manutenção e por que ela é importante para manter a vida útil do seu computador.  Continue a leitura!

O que é manutenção preventiva?

A manutenção preventiva é uma ação contínua de controle e monitoramento do computador. O seu objetivo é evitar problemas causados por falta de verificações rotineiras em vários aspectos da máquina, como excesso de poeira, falta de espaço em disco e troca de peças antigas.

Diferentemente da manutenção corretiva, na qual os reparos são feitos somente após a ocorrência de falhas, a prevenção é uma verificação constante de um computador para que ele não estrague ou fique parado por muito tempo — na maioria das vezes, de forma repentina.

Por que fazer manutenção preventiva de computadores?

O principal motivo para realizar a manutenção preventiva periodicamente é aumentar a vida útil do computador. A manutenção gera economia na aquisição de novas peças, evita problemas de produtividade com computadores lentos e indisponibilidade de sistemas por causa de falhas e superaquecimento.

Os principais benefícios da manutenção preventiva de computadores são:

  • aumento da performance de computadores que estavam lentos;

  • refrigeração adequada dos componentes;

  • diminuição do risco de infecção da máquina por vírus e malwares.

Como fazer a manutenção preventiva?

Existem diferentes formas de fazer manutenção preventiva de computadores Essa ação pode ser realizada por meio de upgrades, limpeza, software etc.

Apresentamos, a seguir, um checklist para verificação. Acompanhe!

Remover o excesso de poeira

A poeira é responsável por impedir o bom funcionamento do sistema de ventilação do computador e causar aquecimento nas peças.

Trocar pasta térmica do processador

Essa pasta, que fica velha com o tempo, tem o papel de resfriar o processador e precisa ser trocada para aumentar a sua vida útil.

Desfragmentar o disco

A desfragmentação aumenta a eficiência com que o disco rígido do seu computador acessa os dados, podendo aumentar a sua performance.

Verificar vírus

Alguns vírus consomem memória e processador do computador enquanto o usuário está usando a máquina, causando quedas bruscas de desempenho.

Atualizar os componentes

Há casos que a máquina ficou velha demais para rodar as versões mais novas dos softwares, sendo preciso comprar componentes novos para dar conta de todo o processamento.

Fazer a limpeza de arquivos

A falta de memória em disco pode causar problemas de funcionamento de alguns programas e também do sistema operacional, que precisa gerenciar a memória.

Manter os computadores saudáveis por mais tempo é a chave para aumentar a performance deles sem ter gastos excessivos com manutenção corretiva. A manutenção preventiva de computadores é importante para cuidar de máquinas pessoais, servidores e dispositivos em ambientes profissionais.

Aprendeu mais sobre manutenção preventiva de computadores? Então não deixe de cadastrar-se em nosso site para receber novidades fresquinhas diretamente na sua caixa de e-mail. Até a próxima!