Ransomwares: o que são e como se proteger?

Os ransomwares estão sendo responsáveis por muitas dores de cabeças de empresas e de usuários comuns. Isso porque eles sequestram dados confidenciais e estratégicos dos computadores e exigem um alto resgate por eles. Mesmo assim, muitas organizações acabam ficando sem os dados após o pagamento de resgate e várias chegam a declarar falência.

Esse tipo de ataque hacker está causando preocupação e levando as empresas a se informarem sobre o que é ransomware e como se proteger dessa ameaça tão grave.

Quer saber mais sobre o assunto? Este post detalhará o que são os ransomwares, como identificá-los e, ainda, trará dicas essenciais para se proteger deles. Continue a leitura e confira!

O que é ransomware?

O ransomware é também um malware. Ou seja, um programa de computador criado com a intenção de sequestrar arquivos de um computador e exigir um resgate ao usuário. Uma vez instalado no equipamento, o ransomware criptografa os arquivos, sendo impossível recuperá-los novamente.

Ao fim, o ransomware avisa o usuário sobre o sequestro e como fazer para recuperá-los. O valor do resgate é alto e não garante que os dados serão recuperados.

Como identificá-lo?

Descobrir um ransomware no computador é difícil e, por isso, esses malwares são tão uitlizados atualmente. A maioria deles somente será detectada quando todos os dados já tiverem sido sequestrados. Logo, um dos sintomas é a queda repentina de desempenho do computador.

Existem várias modalidades de ransomware espalhados no ambiente virtual. Os ransomwares podem bloquear arquivos, acesso a programas diversos ou impedir que o computador seja desligado corretamente, por exemplo.​

Uma dica é usar o serviço ID Ramsomware que possui uma lista de ransomwares diferentes e a descrição de como todos eles se comportam. Esse serviço não é capaz de remover a ameaça mas consegue identificá-la, o que já é um grande avanço por permitir buscar soluções por meio da web.

Como se proteger?

É possível evitar infecções por ransomware. Basta seguir algumas dicas muito básicas. Vamos a elas?

Invista em um bom antivírus

Os antivírus são os vigilantes de programas maliciosos em um computador. Eles são responsáveis pela detecção de ransomwares e diversos outros tipos de vírus. Por isso, é importante mantê-los constantemente atualizados para se prevenir das possíveis ameaças.

Atualize o seu sistema operacional

Alguns ransomwares, como o WannaCry, usam brechas deixadas por sistemas antigos para entrarem em ação. O WannaCry, por exemplo, afetou somente as pessoas que tinham Windows XP, um sistema que teve o seu suporte descontinuado em 2014.

Tenha uma rotina de backups

Adotar boas práticas de backup é a principal forma de proteção contra os ransomwares. Os backups evitam que os resgates precisem ser pagos para os criminosos, uma vez que há uma cópia armazenada em um outro lugar.

Cuidado com os links

Os criminosos criam sites idênticos aos originais com o intuito de enganar as vítimas. Além disso, eles mandam e-mails falsos que fazem com que os usuários façam download de arquivos, neste caso do próprio ransomware, que infectará o computador. Sendo assim, o ideal é sempre verificar o link ao clicar e antes de baixar qualquer arquivo.

Contudo, a melhor de todas as soluções é a informação. Ensinar as pessoas sobre os riscos desses ataques é o meio mais eficiente de se prevenir contra ataques. Para os casos onde a prevenção humana não é suficiente, um bom sistema de proteção fará a sua parte.

 

 

WhatsApp