6 dicas para melhorar o desempenho do PC

Depois de um tempo usando o computador, é comum que parte da sua capacidade de processamento fique comprometida. Isso acontece devido ao excesso de arquivos armazenados nele, caches salvos automaticamente e por muitos outros fatores. Isso pode comprometer muito o trabalho, principalmente quando se tem pressa. O nosso objetivo com este artigo é mostrar como melhorar o desempenho do PC.

Aproveite as dicas para agregar agilidade aos processos e aumentar a produtividade no dia a dia de trabalho. Confira as principais dicas!

1. Utilize programas otimizadores e de segurança

Programas como o Ccleaner e o Auslogics Registry Cleaner são ótimas ferramentas para fazer uma faxina no computador. Eles apagam registros, arquivos temporários e realizam mais uma série de funções, contribuindo para aprimorar o desempenho da máquina. O melhor de tudo é que eles possuem versões gratuitas.

Junto, instale um programa antivírus e configure o firewall para criar barreiras às entradas de vírus e malwares.

2. Limpe a inicialização do computador

Quando você liga o computador, em muitos casos, diversos serviços, como o updater do Java, o Spotify e impressoras, são abertos automaticamente. Isso pesa muito o computador e, quando não estão em uso, eles roubam memória e capacidade de processamento, deixando sua máquina lenta na maior parte do tempo.

Para evitar que isso aconteça, acesse o Msconfig (Configuração do Sistema) e marque a opção de inicialização seletiva, escolhendo quais aplicações devem rodar automaticamente ao ligar a máquina. Isso faz com que somente sistemas essenciais para a sua rotina de trabalho se iniciem automaticamente.

3. Faça uma limpeza periódica no computador

Pode parecer que não, mas, em um mês de trabalho, o computador pode acumular arquivos suficientes para interferir no desempenho. Então, adote uma política de, uma vez por mês, fazer uma análise e deletar documentos, fotos, imagens, vídeos e outros arquivos inutilizados. Não esqueça de “esvaziar a lixeira” depois.

Para melhorar, transfira os arquivos que sobrarem para a nuvem. Assim você libera mais espaço no disco rígido e consome menos memória.

 

 

 

4. Desinstale os programas desnecessários

Muitos softwares hoje já podem ser usados diretamente da nuvem, por meio de um login e senha. Mas, se você usa alguns que precisam ser baixados e instalados na máquina, saiba que precisa separar aqueles de uso permanente dos que você usa apenas para realizar uma tarefa. Os últimos devem ser desinstalados após o uso.

Faça uma varredura mensal nos seus programas instalados, descubra a função de cada um e desinstale aqueles que não são úteis para você. Isso vai melhorar a capacidade de processamento do PC consideravelmente.

5. Limpe o cache com frequência

À medida que usa a internet, o computador acumula cache, muitas vezes, sem você perceber. Isso interfere no funcionamento do computador. Então, pelo menos uma vez por mês, visite as configurações do seu sistema operacional e apague o cache acumulado, bem como todo o histórico. Uma tarefa simples como essa já deve melhorar bastante o desempenho da máquina.

6. Desfragmente o disco

Você não percebe, mas a gravação das informações nos discos rígidos acontece de forma um pouco desorganizada. Quando você precisa acessá-las, alta memória é consumida para a localização dos dados, tornando sua abertura demorada.

Se você tiver o hábito de fazer uma desfragmentação e otimização do disco regularmente, isso não acontecerá. Afinal, as informações serão reagrupadas no HD, dessa vez de forma organizada, deixando o computador bem mais rápido.

Viu? Não é preciso fazer muita coisa para deixar a máquina mais veloz. Porém, dependendo da função que você exerce, vale verificar se o computador é apropriado para os processos. Muitas vezes, montar um computador específico para as suas necessidades pode oferecer um desempenho bem superior, fazendo você deslanchar na carreira.

Agora que você já sabe como melhorar o desempenho do PC, aproveite e ganhe agilidade no dia a dia de trabalho!

E você, tem alguma dica para acrescentar? Conte para a gente nos comentários!

hardware perfeito

WhatsApp