Computador travando? Saiba como evitar!

Computador travando é péssimo, não é? Confira nossas dicas para manter sua máquina em dia e se livrar dos travamentos!

 

Os travamentos no computador são um problema constante no dia a dia de muitas pessoas, e são a principal manifestação que indica que um PC não é adequado para certas tarefas.

O Windows 10 trouxe inúmeras funções para tornar a vida do usuário mais fácil, mas ainda pode apresentar problemas de sistemas passados, como lentidão e possíveis travamentos. Esses erros podem ser ocasionados por uma variedade de fatores que podem ser identificados de uma forma fácil e rápida. 

Com o uso diário do sistema, não é fora do normal que ocorra dificuldades no funcionamento, comumente por causa da instalação de novos softwares, alterações no registro do sistema operacional, entre outros motivos. 

Um computador de qualidade leva de quatro a cinco anos para começar a apresentar problemas e a travar, todavia essa margem varia dependendo do modelo, marca e também das condições de uso do computador.

Apesar disso, os travamentos podem ser amenizados com alguns cuidados com a máquina. Listamos aqui as correções mais comuns para você colocar em prática. Confira!

 

computador travando

 

Verifique o Sistema Operacional e atualizações

A Microsoft lança diversas atualizações para melhorar o Windows e o seu pode estar desatualizado. Apesar de serem um pouco demorados, não adie os updates e deixe que a empresa tente resolver alguns possíveis problemas.

Para verificar se o seu Windows precisa ser atualizado, abra o Windows Update.

 

Envio de arquivos do Windows Update

Com o lançamento do Windows 10, a Microsoft optou por mudanças na maneira como entrega as atualizações do sistema operacional. Por padrão, além de conseguir os arquivos do Windows Update através dos seus servidores, a Microsoft também usa o computador de outros usuários online, que enviam pedaços desses arquivos para facilitar a disponibilidade deles.

Devido ao fato das atualizações, algumas vezes o seu computador pode estar enviando trechos de atualizações do sistema para outros usuários sem que você saiba disso, assim, gastando a sua internet e deixando as tarefas da máquina mais lentas. É possível desativar essa opção através do seguinte modo:

Passo 1. Selecione as configurações do computador. Em seguida, vá até “Atualização e Segurança” e clique em “Opções avançadas”, dentro da seção “Configuração de atualização”.

Passo 2. Dentro das opções avançadas, clique em “Escolha como as atualizações serão obtidas” e, em seguida, desative a opção.

 

Desinstale programas não utilizados

Ao comprar um computador novo, ele vem com vários programas pré-instalados. PCs antigos podem acumulá-los ao longo do tempo e a maioria deles você provavelmente não utiliza.

Alguns destes programas podem ser executados em segundo plano, sem que você saiba, deixando seu computador mais lento no processo e causando travamentos.

Para removê-los clique em: Iniciar, vá até o Painel de Controle e em seguida até Programas e Recursos. Percorra a lista, desinstalando os que você não usa.

Se você não tem certeza do que deve desinstalar, use o PC Decrapifier, um software gratuito que pode te ajudar nisso.

 

Exclua arquivos temporários

Assim como quando você instala algo, sempre que você utiliza seu browser para acessar páginas da internet, todo o seu histórico de navegação permanece nas profundezas do seu PC. É como nunca jogar fora a embalagem quando você compra algo.

O problema começa quando o Windows acumula muitos desses arquivos, ocupando espaço no disco e deixando o funcionamento de programas prejudicado. Para resolver isso, você pode apagar esses arquivos com a ajuda do programa CCleaner.

Passo 1. Após a instalação, selecione a opção “Cleaner” e, em seguida, busque por “Temporary Files” na lista “System”.

Passo 2. Com a caixa dos arquivos temporários marcada, selecione “Analyze” e, em seguida a opção, “Run Cleaner”. Nesse sentido, caso tudo ocorra como esperado, além de o computador estar um pouco mais rápido, você também ganhará mais espaço no disco rígido.

 

Altere a inicialização de programas

Ao ligar seu computador, alguns programas começarão a ser executados automaticamente em segundo plano. Isso acaba deixando a inicialização mais lenta do que ideal.

Para escolher quais programas serão inicializados com o Windows, siga esses passos: Abra o gerenciador de tarefas do Windows e selecione a aba Inicializar. Em seguida, visualize a lista de programas que iniciam junto com o Windows e escolha quais você não necessita, em seguida, clique no botão Desabilitar.

 

Encontrar os programas que reduzem o desempenho

Seu computador travando ou lento pode ser devido ao fato de algum software estar usando seus recursos.

Caso a execução dos aplicativos for mais lenta, é possível que um processo de fuga possa estar utilizando 99% dos recursos da CPU, por exemplo.

Também, um software pode estar sofrendo um erro de memória e consumindo uma grande quantidade dela, assim, faz com que o seu computador troque para o disco. Como opção, um software pode estar usando muito o disco, fazendo com que outros softwares diminuam o desempenho quando precisam carregar dados ou salvá-los.

Para descobrir se algum software está reduzindo o seu desempenho, abra o Gerenciador de Tarefas. Você pode clicar com o botão direito do mouse na sua barra de tarefas e selecionar a opção “Gerenciador de Tarefas” ou pressione Ctrl + Shift + Esc para abri-lo.

Clique nos cabeçalhos CPU, Memória e Disco para classificar a lista pelos aplicativos que usam a maioria dos recursos, do maior para o menor.

Se, de fato, algum software estiver usando recursos em demasia, convém fechá-lo normalmente. Se não for possível, selecione-o e clique na opção “Finalizar tarefa” para forçar o fechamento do mesmo.

 

 

 

Elimine malwares e spywares

É mais comum do que muitos imaginam ter o PC infectado por algum vírus. Por maior que seja o cuidado na instalação de programas, muitas vezes malwares e spywares acabam se instalando no computador.

A melhor forma de verificar se algo não está correto é abrir o Gerenciador de Tarefas (clique com o botão direito do mouse na barra de tarefas e selecione o gerenciador) e verificar os processos abertos no sistema.

Caso o seu computador esteja infectado por algum malware ou spyware, há a possibilidade de aparecer algum processo estranho em execução, sem que seja possível encerrá-lo. Para resolver esse problema, é necessária a instalação de um bom antivírus para realizar a varredura e a eliminação do vírus.

 

Faça uma limpeza nos arquivos

Se o seu computador não é dos mais potentes, não o utilize como um depósito de arquivos que você nunca mais irá abrir na vida.

A dica é simples, mas muitos acabam esquecendo: faça limpezas periódicas no computador, exclua arquivos e pastas inúteis e evite usar toda a capacidade do HD.

 

Obtenha mais armazenamento

Você pode tentar manter seu computador em ordem, deletar arquivos, fazer limpezas, mas quando seu disco rígido ficar muito cheio, isso afetará a velocidade do seu PC e causando travamentos indesejados.

Se você utiliza seu sistema para muitas tarefas e softwares pesados, a probabilidade é de que o disco receba mais do que pode aguentar antes que você perceba. Mas não se preocupe, você pode resolver isso obtendo unidades de armazenamento de mais de 1TB, ou que suportam muitos arquivos.

 

Instale um SSD

Como falamos anteriormente, se o seu computador estiver travando muito e demorando para inicializar ou abrir programas, seu disco rígido pode ser o problema. Normalmente, eles carregam vários componentes em movimento e podem levar muito tempo para serem acionados.

Um drive de estado sólido, também chamado de SSD, usa memória flash e pode ler dados muito rapidamente, acelerando a inicialização. Essa tecnologia pode aumentar significativamente o desempenho do computador, principalmente na hora de inicialização e de abrir os programas.

Para designers, arquitetos ou outros profissionais que precisam de um computador potente e sem travamentos, escolher um SSD adequado é um bom custo-benefício em relação a um novo PC, por exemplo.

 

Execute uma desfragmentação de disco

Quando um arquivo é apagado do HD, o espaço vazio que era ocupado pelo arquivo será utilizado para armazenar outro arquivo qualquer, mas se esse espaço for pequeno para o novo arquivo, o mesmo será dividido, ocupando assim vários pedaços vazios do HD.

Agora, imagine que isso acontece com cada programa que é desinstalado e com cada download que é apagado. Por isso, com o passar do tempo, o disco rígido terá que trabalhar cada vez mais para procurar cada fragmento dos arquivos a serem abertos.

Basicamente, o que a desfragmentação do disco faz é uma reorganização dos arquivos do seu HD, juntando todos os “pedaços” soltos de programas e reorganizando-os.

Para fazer isso vá até Meu Computador, clique com o botão direito do mouse no disco rígido e selecione Propriedades. Na guia Ferramentas, você irá encontrar a opção Desfragmentar agora.

Mas atenção, se você usa um SSD, a desfragmentação não é necessária. Os SSDs são muito rápidos e não se desgastam com a procura de arquivos fragmentados.

 

Verifique o Hardware

As dicas publicadas aqui podem não funcionar em todos os casos de travamento. Sendo assim, certifique-se de que as peças do computador estão em perfeito funcionamento. É essencial que o cooler, a memória RAM e a placa mãe estejam em dia.

Para fazer isso, é indicado abrir o computador (solicitando a um profissional para fazer isso, caso você não tenha as habilidades necessárias) e testar cada uma delas em outro terminal. Não há solução mágica quando o problema está no hardware.

 

Deixe seu navegador da Web mais leve

Normalmente utiliza-se muito o navegador, então é possível que ele esteja um pouco lento.

É uma boa ideia usar o mínimo de extensões de navegador ou complementos possíveis. Devido ao fato de que a grande quantidade de complementos reduz a velocidade do seu navegador e faz com que ele use ainda mais memória.

Acesse o gerenciador de extensões ou gerenciadores de complementos do seu navegador da Web e remova as extensões/complementos que você não precisa de fato.

 

Redefinir seu PC – Reinstalar o Sistema Operacional

Se as outras dicas não resolverem o seu problema de lentidão, uma solução viável para corrigir os problemas do sistema é fazer uma nova instalação e reinstalar seus softwares e aplicativos.

Nas versões recentes do Windows, ou seja, Windows 8, 8.1 e 10, é mais simples obter uma nova instalação. Você não precisa mais da mídia de instalação do Windows por exemplo. Em vez disso, você pode simplesmente usar o recurso “Redefinir seu PC” incorporado ao sistema para obter um novo Windows.

Isso limpará os programas instalados, assim como, possíveis malwares e as configurações do sistema, mantendo os arquivos.

 

Pense sobre um computador novo

Outro conselho simples, mas eficaz se você tem um computador antigo que já não está dando conta do recado. Evite um monte de possíveis problemas e pense sobre isso. Muitas vezes, um computador travando pode ser um sinal de que algo mais grave está por vir.

Com a ascensão dos PCs, tablets, smartphones, workstations e o baixo custo dos componentes, os preços de novos computadores de mesa estão muito mais acessíveis do que há alguns anos.

Hoje em dia, a grande vantagem da compra de um computador está no fato de que você pode personalizá-lo, alterar peças/componentes e melhorar o seu sistema sem muita dificuldade. Eles podem ser montados para perfis de usuários variados, de acordo com o bolso e as necessidades do cliente.

 

Na Razor, os profissionais que utilizam computadores com objetivos específicos encontram workstations personalizadas para seus trabalhos, para atingirem o máximo potencial em suas tarefas. Elas são desenvolvidas e pensadas especificamente para softwares como Photoshop, Premiere, Adobe, Revit, Autocad, Sketchup, V-Ray e muitos outros.

Convenhamos que trabalhar com um computador travando pode trazer muitos prejuízos não apenas na sua produtividade diária, mas também no seu bolso quando o assunto é a entrega de projetos ou gerenciamento de tarefas importantes do seu cotidiano profissional. Sendo assim, para evitar travamentos e poder trabalhar de forma plena e ainda mais eficaz, opte por uma workstation personalizada da Razor.

Quer acabar de vez com os travamentos do seu computador? Então, aproveite e conheça todas as nossas workstations agora mesmo e entre em contato com um de nossos consultores. Podemos projetar a máquina perfeita para o seu cotidiano profissional, com a garantia de que você ficará anos trabalhando com um computador potente, sem dor de cabeça por conta de travamentos.

WhatsApp