blog sobre computadores workstations, desktops e servidores

Blog

Voltar

Conheça 6 formas de deixar seu computador mais rápido

Tecnologia

- 09/01/2018

Com o passar do tempo, o computador vai ficando lento e pesado, devido à instalação de muitos softwares. Isso porque, mesmo quando desinstalamos programas, sempre fica algum resquício.

Tarefas simples, como acessar um site ou abrir um arquivo, não levam mais o mesmo tempo que antes, deixando o usuário irritado e reduzindo a sua produtividade. Trocar por uma máquina nova — na tentativa de manter um computador mais rápido — pode não ser a solução. Com o tempo, vai acontecer a mesma coisa.

Parte da limitação do sistema operacional acontece por conta da forma como a máquina é operada. Tudo isso pode ser resolvido com algumas dicas simples, aplicáveis pelo próprio usuário em casa. Essas recomendações também servem para ficarmos atento quando levarmos o PC para a manutenção.

É sobre elas que trataremos neste post. Listamos 6 dicas para otimizar o desempenho e deixar o seu computador mais rápido. Confira!

1. Remova os vírus

Uma das principais causas que deixam o computador pesado são os vírus rodando em paralelo, enquanto você executa algum programa. Esses malefícios são programinhas maliciosos que são executados sem a sua permissão.

Por isso, é importante manter o seu antivírus atualizado e fazer a verificação periódica. Eles têm a função de detectar e eliminar os vírus encontrados no seu computador, além de reduzir o risco de ataques e invasões não autorizadas. Essa varredura visa deixar a máquina mais leve para rodar os processos principais.

Uma das portas de entrada mais comuns para novos vírus são os links recebidos por e-mail. Portando, deve-se ter muito cuidado com eles.

2. Desfragmente o micro

Devido à característica de os sistemas operacionais, principalmente o Windows, gravarem arquivos de forma fragmentada, conforme você utiliza e instala programas, o computador fica mais lento com o tempo. Isso porque ele demora mais para acessar arquivos espalhados no disco rígido.

Por esse motivo, há a necessidade de desfragmentar o micro frequentemente. O processo constitui uma função nativa do Windows e tem a funcionalidade de organizar os elementos soltos no disco rígido e juntá-los novamente.

Para acessá-lo, selecione o menu “Iniciar” no Windows, acesse “Acessórios”, “Ferramentas do sistema” e, por fim, “Desfragmentador de disco”.

3. Realize limpeza periódica do computador

Quando você compra um computador novo, tudo funciona perfeitamente e de forma muito rápida. Com o passar do tempo, o sistema operacional tende a armazenar arquivos desnecessários.

Existem diversos programas de limpeza de PC com versões gratuitas ou pagas, os quais deixam o computador mais rápido. Essa é uma ação simples e pode ser executada pelo usuário sem maiores problemas.

Mantenha limpeza regular do micro para liberar espaço e recursos, além de acelerar a inicialização do sistema operacional e, também, o desempenho geral do sistema.

Exemplos de programas de limpeza gratuitos: CCleaner, Glary Utilities, Privacy Eraser.

4. Verifique o superaquecimento da máquina

Certamente, todas as pessoas que utilizam computadores, alguma vez na vida, já passaram por travamento ou tela “congelada”. Isso pode estar acontecendo devido ao superaquecimento do micro.

Por meio de softwares gratuitos, é possível monitorar a temperatura do computador. É possível que o excesso de poeira, os canais de ventilação obstruídos ou a falha nas ventoinhas estejam ocasionando o aquecimento excessivo.

A solução pode ser a realização de manutenção com um técnico especializado ou a formatação do micro — há momentos em que ela é inevitável.

Durante a manutenção, o profissional realizará a limpeza do cooler e do dissipador de calor, uma vez que a poeira acumulada impede que o calor seja eliminado.

5. Realize limpeza de memória RAM

Quando a área de encaixe de slots da placa mãe acumula muita sujeira, pode acontecer de o computador não ligar. A causa do problema está relacionada ao problema de mau contato entre a placa e o conector.

A saída para esse caso é simples: basta realizar a limpeza dos pentes de memória com o limpador de contatos ou com o auxilio de uma borracha escolar. Para executar o procedimento, siga os seguintes passos:

  • com o computador desligado e com todos os cabos de energia desconectados, abra o gabinete;
  • até que o pente de memória se solte, pressione os dois prendedores laterais da memória para baixo;
  • toque, com cuidado, apenas nas extremidades do pente — devido à energia estática do corpo, evite tocar nas outras partes da placa. Dessa forma, retire o slot após desencaixá-lo completamente dos prendedores;
  • com o limpador de contato ou com a borracha escolar, limpe toda a área de contato do pente — é a área amarela posicionada na parte inferior. Faça isso dos dois lados;
  • não se esqueça de retirar todo e qualquer resíduo de borracha que tenha ficado, utilizando um pincel para isso;
  • feito isso, recoloque o pente no slot, tomando cuidado com o formato de corte, já que ele deve ficar posicionado por igual. Não utilize muita força.
  • para prendê-lo novamente, coloque os dedos sobre as extremidades do pente e pressione contra o slot;
  • repita os mesmos passos em todos os pentes.

6. Analise a necessidade de trocar a memória RAM

Se você optar por trocar a memória RAM, pois acredita que essa seja a melhor solução para a lentidão do seu computador, é necessário atentar à compatibilidade para evitar que você desperdice dinheiro e não tenha o objetivo alcançado.

Para fazer um upgrade de memória, tenha cuidado para não gerar conflito com o processador. Comprar uma memória superior em velocidade se o processador tem limite de processamento das informações não é uma boa ideia. Além disso, o ideal é adquirir a memória do mesmo modelo do barramento, para não gerar divergência entre os componentes.

Portanto, muitos problemas podem ser resolvidos com ações simples, realizadas pelo próprio usuário. Muitas vezes, as pessoas possuem uma boa máquina, mas a utilizam de forma inadequada, como ao ignorar a instalação de softwares de segurança.

Ao dedicar um pouco de tempo e de disciplina, é possível deixar seu computador mais rápido. Nesse sentido, coloque as nossas dicas em prática para deixar a máquina em ordem e otimizar o desempenho dela.

Se você gostou deste post, siga-nos nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube.

 

6-dicas-para-melhorar-o-desempenho-do-pc