Saiba como a tecnologia interfere nas vendas!

Se você trabalha no setor de marketing e vendas, já deve ter percebido como a tecnologia vem facilitando cada vez mais as ações de planejamento e implementação de estratégias com sucesso. Hoje, as ferramentas disponíveis contribuem diretamente para o alcance das metas e dos objetivos corporativos. No entanto, como, de fato, a tecnologia interfere nas vendas?

Se você combinar as ferramentas certas com as necessidades do negócio, poderá não só aumentar o desempenho dos profissionais, mas também entregar melhor qualidade em cada tarefa desempenhada.

Neste post, listamos 4 motivos para você se render ao uso da tecnologia. Acompanhe!

1. Melhora a experiência do consumidor

Aproveitando as redes sociais integradas no processo de compra, os consumidores podem visualizar comentários em tempo real de pessoas que já usam ou usaram o produto. A maioria dos consumidores consulta reviews (avaliações) e número de likes sobre o produto ou serviço antes de comprá-lo. Inserir isso na jornada de compra é fundamental.

Esse processo pode ser montado com a ajuda de uma agência de marketing digital, pois, além das ferramentas ideais, os profissionais contam com know-how suficiente. Isso é necessário para não errar e entregar rapidamente uma estratégia que proporcione altos níveis de experiência aos consumidores. Algumas técnicas são o Social Selling, que reduz o tempo do ciclo de vendas, e a automação da jornada de compra.

2. Estabelece melhor controle comercial

A tecnologia permite descobrir mais facilmente o que o cliente realmente espera de seu negócio. Consequentemente, você pode atendê-lo com maior eficiência. Isso não apenas facilita a criação de campanhas de marketing mais acertadas e o planejamento de ofertas mais adequadas às necessidades do cliente. A tecnologia também ajuda o cliente a realizar as compras com sucesso.

O problema é que controlar todas as informações e usá-las corretamente pode ser difícil sem ferramentas. Você pode usar um software de CRM (Customer Relationship Management), por exemplo, para fazer análises automáticas e projetar demandas. O software prevê com alto grau de precisão o quê, quando e como será vendido, bem como os clientes que devem procurar a empresa.

3. Controla a gestão do tempo

Falta de tempo é uma reclamação comum entre os profissionais de vendas. Mas, se analisarmos a rotina de trabalho deles um pouco mais de perto, percebemos que o problema não é a falta de tempo. O que falta é uma gestão para esse recurso tão importante. Cada 30 minutos gastos a mais em um almoço, no trânsito ou em uma reunião pode complicar bastante a agenda do vendedor.

Isso exige uma postura disciplinar forte e habilidades para contornar certos atrasos. Mas, assim como no controle comercial, é possível utilizar a tecnologia para facilitar o processo de controle do tempo e manter a agenda em dia. Você pode usar aplicativos de assistência pessoal, como Google Now, Siri, Cortana ou Tina.

Com eles, você pode criar lembretes, enviar mensagens, fazer chamadas telefônicas, marcar compromissos na agenda, tocar músicas, criar destinos de navegação, saber as condições climáticas, ficar por dentro das últimas notícias e muito mais.

Tudo isso pode ser acionado por comando de voz e o aplicativo realiza diversas tarefas automaticamente. É possível ainda dar ordens e receber avisos com uma voz de secretária.

Sem contar que tarefas consideradas secundárias, aquelas que não têm a ver com o trabalho, podem ser realizadas pelos aplicativos.

4. Mede o desempenho

Muitos vendedores acreditam ser muito melhores do que realmente são. Esse problema é comum, principalmente em profissionais com alto nível de capacitação. Nesse caso, ferramentas de métricas disponíveis em softwares de gestão em vendas, gestão de projetos e CRM ajudam a medir o desempenho na prática e a mostrar aos vendedores resultados incontestáveis.

Por exemplo: é possível analisar índices de rejeições, número de negociações abertas, fechadas e abandonadas, etc. Essa é uma forma de motivar os profissionais a continuarem aperfeiçoando suas técnicas de vendas enquanto a empresa se beneficia de melhores resultados.

Como mostramos, a tecnologia interfere nas vendas e deve ser incorporada às operações para otimizar os processos, dando maior agilidade e sucesso na conclusão.

 

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