História dos Softwares: SolidWorks

História do SolidWorks: uma breve visita

História do SolidWorks

 

SolidWorks é um programa de modelos CAD e CAE, cuja propriedade é da Dassault Systèmes. Este é um programa utilizado por milhões de engenheiros e designers no mundo inteiro, competindo com os melhores programas CAD existentes, permitindo criações de ponta.

Vamos à história do SolidWorks: o software foi fundado por Jon Hirschtick em Dezembro de 1993, que utilizou o $1 milhão de dólares que ele fez quando foi membro do MIT Blackjack Team, que foi uma equipe que utilizava sofisticadas estratégias e técnicas como contar cartas para vencer cassinos no jogo de blackjack.

Enfim, com o dinheiro, Hirschtick recrutou um time de engenheiros com o objetivo de criar um programa 3D CAD. A intenção era torná-lo econômico, acessível e disponível no Windows.

Em Novembro de 1995, o SolidWorks foi lançado. Foi o primeiro modelador importante para Windows. O AutoCAD foi lançado muito antes, porém o SolidWorks era capaz de algo nunca feito antes: modelos 3D. A plataforma padrão de engenheiros mudou de UNIX para PC, e o custo de software diminuiu de $18,000 dólares para $4,000, enquanto o treinamento necessário foi diminuído de anos a meses.

Desde a sua criação, o SolidWorks já teve dezenas de versões, todas com melhoramentos e atualizações que o tornaram ainda mais potente na criação de projetos.

 

História do SolidWorks

Boomerang Demo, SolidWorks, versão de 1995.

 

Quando foi lançado no mercado, em 1995, ele era vendido a menos de um quarto do preço dos competidores, era de fácil utilização (intuitivo), rodava no Windows e mostrava o objeto em 3D com luzes e sombras. Ele também tinha o histórico de modificações de projetos.

 

E-commerce Razor

 

Em ’96, foi adicionada a Nota de Materiais, funcionalidade clicar e arrastar e se tornou possível capturar moção dinâmica das montagens, o que trouxe um maior aprimoramento no software.

Anualmente, ele lança novas versões com melhorias e novas funcionalidades, com o objetivo de facilitar ainda mais o manejo das ferramentas. O único ano que não teve lançamento de uma nova versão foi em 2002.

O SolidWorks era tão impressionante que foi comprado já em 1997 por incríveis $320 milhões de dólares em ações, pela Dassault Systèmes, conhecida melhor por CATIA. Jon Hirshtick ficou por 14 anos na empresa, que já lucrava $100 milhões por ano. Quando ele saiu, foi para fundar outra empresa de CAD chamada de OnShape, porém essa funciona na nuvem.

 

História do SolidWorks História do SolidWorks

Fotos do blog Solidworks, com exemplos térmicos e com raio X de um modelo de carro de corrida.

 

O software SolidWorks tem muita capacidade de design, inclusive é utilizado pela indústria aeroespacial, pois ele é capaz de maximizar a performance e atender padrões de segurança. Também muito utilizado para construções, não importando a formação do usuário, possibilitando criações em sistemas mecânicos, elétricos etc, tanto de ambientes de interior quanto exteriores. Ele também consegue ser utilizado para projetar maquinário, sistemas de resfriamento e produzir estimativas de custo de produção de projetos.

Além disso, o SolidWorks, sendo integrado com 3D CAM, elimina a necessidade de importar e exportar entre etapas dos projetos. Com o PhotoWorks, é possível renderizar produções fotorealistas.

Já com o auxílio do 3DEXPERIENCE, é possível baixar partes 3D de um catálogo online para impressão em 3D. E, ainda, atualmente também é possível fazer cálculos de peso, área, volume, movimento, análise, montagens com animações e muito mais.

E isso tudo é só o início! O SolidWorks é bastante utilizado por indústrias militares, comerciais, de pesquisa, educação e, inclusive, por governos. É possível aprender em semanas e criar uma carreira com base nele. 

 

E aí, curtiu o texto sobre a História do SolidWorks?

Como todo software robusto como este, é necessário o auxílio de uma boa máquina para que o programa consiga efetuar todas as suas atividades plenamente. O seu PC roda bem o SolidWorks?

Para usufruir de todas as funcionalidades deste software, você precisa do hardware perfeito para o seu trabalho e a solução é a Razor Computadores! Você pode contar com uma equipe preparada para responder a todas as suas perguntas e te ajudar a escolher a configuração ideal para a sua produtividade. Entre em contato conosco!

 

 

WhatsApp