BLOG > Tecnologia | 19/03/2018
Pensando em obter bons resultados para a companhia, muitos gestores cometem o erro de não saberem como escolher uma ferramenta de gestão empresarial ideal para as suas atividades.
A falta de planejamento pode não apenas resultar em mais atrasos, como a dificuldade de alinhar o processo com o real problema da empresa, gerando custos nos processos.
Por esse motivo, você deve fazer não apenas um diagnóstico, como preparar e entender como a ferramenta pode ajudar o seu empreendimento.
Quer saber mais detalhes? Veja o nosso artigo antes de adquirir uma ferramenta!
Um grande erro que os empreendedores cometem é ter pressa em buscar a ferramenta ideal para a sua gestão. A exigência por resultados rápidos faz com que os gestores procurem a solução antes mesmo de saber por quais dificuldades a sua empresa está passando no momento. Dessa forma, as chances do método não trazer o resultado esperado são maiores.
Para solucionar a questão, você precisa realizar um diagnóstico prévio em sua companhia, buscando dentro dos setores quais as dificuldades encontradas pelas equipes. Ao listar quais processos precisam ser melhorados, seja na comunicação com o cliente, seja nas dificuldades encontradas no setor de marketing, você pode começar a buscar pelas ferramentas disponíveis no mercado.
Outro erro comum entre os gestores é a escolha da ferramenta pela afinidade em suas funções. Ao descobrir uma nova plataforma, é natural que o empresário procure aproveitar as suas características para solucionar o seu problema.
Por exemplo, imagine uma empresa que possui o problema na qualidade do atendimento ao cliente. Ao conhecer a ferramenta “Ciclo de Vida do Produto”, o empreendedor procura uma forma de aproveitar as técnicas para aumentar o número de vendas, ignorando a real dificuldade.
Para obter melhores resultados, o empresário tem a obrigação de preparar a sua equipe para trabalhar de acordo com a nova metodologia.
Mesmo com o alto investimento na plataforma, você deve contar com toda a equipe alinhada com os novos processos para obter os resultados esperados. A implantação de uma nova ferramenta pode trazer desconforto para os colaboradores.
Para facilitar a transição para a nova metodologia, o gestor tem a responsabilidade de investir também em treinamentos e capacitações para alinhar as equipes as novas formas de trabalho.
Após a instalação do novo sistema, é importante ficar atento aos resultados obtidos em sua execução. Para saber se está obtendo sucesso, o empreendedor deve saber se o trabalho está realmente trazendo uma melhora na qualidade ou produtividade do serviço.
Outra forma de parametrizar é saber como está o retorno financeiro da empresa. Depois de verificar se as atividades têm apresentado uma melhora na qualidade, verifique se o retorno financeiro corresponde ao estimado, no momento de investir na plataforma.
Com a ajuda das ferramentas, é natural que a sua equipe precise se adequar a organização de processos aos novos métodos de trabalho. Ao aplicar estratégias de um método, os colaboradores podem encontrar melhorar ainda mais a produtividade nas atividades.
Outro benefício adquirido pelo processo é na melhora da qualidade. Não apenas nas atividades, como na entrega do resultado para o cliente. Como algumas metodologias exigem a revisão constante, com a ferramenta PDCA, por exemplo (como abordaremos neste artigo), é natural que os erros sejam encontrados e tratados durante o processo.
As ferramentas têm como objetivo potencializar a organização de processos, ao aplicar as estratégias de um método, os colaboradores podem melhorar ainda mais a produtividade em suas atividades.
Com um melhor rendimento nas atividades, ao aplicar o método escolhido, é natural que o trabalho tenha mais qualidade, um ponto importante para oferecer um serviço de melhor qualidade para o cliente.
Agora que sabemos quais os pontos devem ser considerados antes de adquirir uma ferramenta, veja abaixo alguns exemplos que podem beneficiar a sua companhia:
Uma das ferramentas mais populares entre os gestores. O seu uso permite que a corporação tenha uma visão detalhada de todos os processos da companhia.
A sua sigla se divide nas seguintes funcionalidades:
O ciclo é uma das ferramentas mais antigas no mercado. O seu uso tem como princípio buscar a melhora contínua do produto ou serviço.
A sigla se divide nos seguintes passos:
Com o lançamento de um novo produto no mercado, as empresas podem cometer o erro de não acompanhar o seu desempenho, principalmente diante da concorrência, trazendo o risco do produto se tornar defasado rapidamente.
O método serve tanto para produtos físicos quanto serviços, para tirar melhor proveito, analise os seguintes pontos:
Para o empreendimento ser referência no ramo onde atua, o gestor precisa buscar as ferramentas adequadas para o seu negócio. Por esse motivo, procure analisar quais problemas estão ocorrendo com frequência, antes de buscar uma solução de fato.
Tendo ideia em quais setores necessitam de ajustes, o empreendedor deve procurar pelas opções disponíveis no mercado e então, capacitar a sua equipe para as mudanças nas atividades.
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