BLOG > Hardware | 27/03/2023

Entenda as diferenças entre cada
geração de processadores Intel

Conheça um pouco mais sobre as gerações e características dos processadores Intel.

Sempre que alguém pensa em comprar um computador, a mesma dúvida vem à tona: qual processador devo escolher? Seja para casa, seja para a empresa, a escolha do processador para seu equipamento é crucial, pois ele é nada menos que o coração de sua máquina, ou seja, o componente mais importante que envolve um computador.

Além disso, uma escolha equivocada de um processador pode acabar gerando prejuízo e insatisfação para o usuário por ter sido um investimento que não trará o retorno esperado. Dessa forma, compreender as especificações de cada geração e de cada modelo é fundamental para quem deseja utilizar um processador da família Core, da Intel.

Sendo assim, qual processador escolher? Processadores Intel ou AMD? Intel Core i3, i5, i7, i9, Celeron, Pentium, Xeon? Qual a melhor geração?

A nomenclatura dos processadores da Intel indica cada família e qual a sua utilidade. Por muito tempo a maioria das fabricantes de computadores preferiram utilizar processadores da Intel em seus produtos, entretanto, para usuários menos inseridos nesse mercado, é difícil compreender qual a diferença entre os modelos apenas pelos seus nomes.

Neste blog, iremos explicar sobre processadores Intel e a diferença entre seus modelos e gerações. Confira!

Os processadores Intel

Os processadores da Intel são divididos em famílias. Um exemplo que fez muito sucesso quando lançado é a família Pentium, que desenvolveu os processadores mais utilizados da década de 1990 e anos 2000, como o Pentium 2 e o tão conhecido Pentium 4.

A família Core é a mais recente da Intel e contempla os modelos i3, i5 e i7. Embora de o nome ser similar, o i9 não pertence à família Core e, sim, à família X, que é desenvolvida para quem precisa de desempenhos extremos. 

Além disso, há a família Xeon, voltada exclusivamente para uso profissional. Cada modelo é produzido e pensado para um uso específico e as diferenças entre eles são notáveis.

De uma forma geral, para iniciarmos a apresentação dos modelos, os Cores são:

  • Intel Core i3 – Uso Básico
  • Intel Core i5 – Uso Intermediário
  • Intel Core i7 – Uso Avançado/Completo
  • Intel Core i9 – Top de Linha/Desempenho Extremo

i3

Processador desenvolvido para as tarefas do dia a dia, tal como acessar a Internet, escrever um documento em um editor de texto, assistir a um filme etc. Tem o melhor custo-benefício de todos os processadores desta família. Seu uso está focado principalmente em notebooks de modo que a economia de bateria é essencial, mas também é utilizado em desktops de uso familiar.

Seus processadores geralmente contém 4 núcleos. O diferencial do i3 é que ele utiliza a tecnologia de threads, chamada de hyperthreadingque simula, em cada núcleo, 2 threads diferentes. Ou seja, isso faz o computador “achar” que o processador tem o dobro de núcleos, aumentando bastante o seu desempenho quando comparado a outros processadores similares.

i5

É utilizado tanto em computadores residenciais quanto em comerciais. O i5 é conhecido como um processador de alto desempenho, capaz de lidar com jogos modernos e alguns programas de edição pesados.

Seus modelos podem vir em duas configurações diferentes: 2 núcleos com hyperthreading ou 4 núcleos sem hyperthreading. No entanto, seu grande diferencial para os modelos i3 é a tecnologia Turboboost que possibilita que o processador trabalhe em uma maior frequência.

Existem hoje 17 versões de Cores i5 para notebooks e desktops. 

i7

É considerado o modelo mais potente da família Core, sendo amplamente usado para rodar jogos de última geração e softwares de produção de conteúdo, projetos e edição de imagens. Dessa forma, seu foco é a alta velocidade e o desempenho máximo. Ao contrário dos demais, o i7 apresenta uma variedade de configurações, partindo de 6 núcleos até incríveis 10. 

Todas as versões do i7 apresentam as tecnologias de hyperthreading e TurboBoost disponibilizadas nos modelos anteriores. Além disso, o grande diferencial desse processador é contar com uma quantidade maior de cache L3, a cache de uso comum dos núcleos, o que aumenta muito a capacidade de processamento deste modelo.

Hoje existem 13 versões de Cores i7 para notebooks e desktops disponíveis no mercado. 

i9

A série i9 é focada em produzir os processadores para workstations mais poderosos da Intel. Atualmente, esse processador é voltado para profissionais de áreas como a engenharia e arquitetura que necessitam de desempenho e qualidade em seus projetos. Assim como, para editores de vídeo e imagens, também para pesquisadores da área, que usam o processador para fazer overclock e quebrar recordes de velocidade e para um público entusiasta que gosta de jogar games de última geração em 4K.

Essa linha contém de 10 até 18 núcleos e 36 threads. Além disso, eles funcionarão em um chipset, com suporte para SSD NVMe , três SSDs M.2, dez SATAs e portas de rede 10Gbps, garantindo a última geração em todos os outros componentes que acompanham o processador.

Xeon E3

A linha Xeon de processadores entrega o melhor suporte para ferramentas visuais; workstations de pequeno porte; servidores de armazenamento; estações em nuvem; transcrição de mídia e Internet das Coisas (IoT).

O uso profissional dessa linha é seu grande diferencial. Pois, ela foi feita para ser mais estável e durável, conseguindo trabalhar em 100% de sua capacidade por 24 horas por dia, nos 7 dias da semana. Todo esse poder de processamento sem sofrer qualquer tipo de superaquecimento.

Além disso, a linha Xeon suporta memórias ECC e outras tecnologias de topo que complementam a estabilidade do computador. O Xeon E3 trabalha com até 4 núcleos e 8 threads (assim como a maioria dos i7), 8 MB de cache e uma frequência que pode chegar até 4,2 GHz.

Xeon Scalable

A linha Scalable da Xeon traz o que há de mais inovador em toda a linha de processadores Intel. Ela veio para substituir as linhas E5 e E7 da Xeon, por meio da nova plataforma, chamada de Purley. Então, é a partir disso que a Intel lança o conceito de escalonamento de processadores. 

Para renderização e simulação, não há um processador no mercado que consiga oferecer tamanha performance e estabilidade quanto os Xeon Scalable.

O grande diferencial desta linha está relacionado às novas tecnologias introduzidas como o Intel VMD e Intel VROC. O VMD fornece gerenciamento ininterrupto do armazenamento PCI Express, enquanto o VROC fornece um software de gerenciamento de RAID utilizando a PCI Express.

As gerações da Intel

A Intel produz os processadores da família Core desde 2010, mas o projeto de desenvolvimento teve seu início em 2008. Entretanto, o que diferencia um modelo fabricado em 2010 de outro feito em 2020 é a geração à qual pertence, seu desempenho e a tecnologia utilizada.

Cada geração de processadores apresenta um avanço tecnológico diferente. A tecnologia mais importante chama-se litografia, e impacta no tamanho que o processador terá. Ou seja, os processadores vão ficando menores e mais potentes com o passar dos anos.

As otimizações feitas de geração para geração incluem outros fatores importantes, tais como o consumo de energia. Além disso, há a adequação às novas tecnologias, como memórias suportadas, chips gráficos, tamanho da memória cache e sua compatibilidade com placas-mães e sistemas operacionais.

Você sabe como identificar a geração de seu processador Intel?

Para identificar qual geração um processador Intel pertence, basta olhar o número de seu modelo. Por exemplo, o processador i5-6200U pertence à 6ª geração, enquanto o i5-5200U pertence à quinta. Ou seja, primeiro número após o modelo é o que traz esse indicativo.

Atualmente, a família de processadores Core encontra-se na décima segunda geração, lançada em 2022.  Ainda existem outras variações dentro de cada modelo dos processadores da linha Core da Intel, que são indicados além da letra I e do número que a sucede. Essas variações são identificadas por meio das letras após a geração do processador.

processadores intel
processadores intel

Abaixo podemos ver o que significa cada letra no nome de um processador:

  • K – “Unlocked”, significa que o processador pode ir além de sua velocidade pré-determinada através de um overclock;
  • G – Inclui placa de vídeo integrada (apenas para laptops/notebooks);
  • U – “Ultra Low Power”, ou baixo consumo de energia (apenas para laptops/notebooks);
  • T – “Power-optimized”, economiza energia, mas não tanto quanto o modelo U;
  • – “High performance graphics”, inclui placa de vídeo integrada um pouco melhor que o modelo G;
  • Y – “Extremely low power”, economiza ainda mais energia do que o modelo U;
  • Q – “Quad-core”, ou simplesmente “quatro núcleos”;
  • M – “Mobile”, modelo exclusivo para laptops/notebooks;
  • C – Possui opção de overclock, soquete LGA 1150, placa de vídeo integrada básica;
  • R – Processador de desktop baseado no soquete BGA 1364 com placa de vídeo integrada avançada;
  • S – Otimizado para performance;
  • X – “Extreme Edition”, performance melhorada.

Em resumo, as diferenças entre gerações de processadores, diz-se que, por via de regra, uma geração é 15% mais eficiente que a anterior. Voltando ao exemplo do i5-6200U e i5-5200U, dá pra afirmar que, mesmo sem saber de detalhes, o primeiro é 15% melhor que o segundo.

10ª geração

Com o uso de inteligência artificial e tecnologia Thunderbolt 3 integradas, Intel Wi-Fi 6, HDR 4k e mais uma série de inovações, os modelos da 10ª geração trazem inúmeros benefícios indispensáveis quanto ao desempenho.

Mesmo assim, com tantos pontos positivos, muitos usuários ainda não sabem ao certo quais são as especificações dessa geração e o que ela agrega de bom para quem a adota. Sendo assim, listaremos a seguir alguns dos principais pontos que tornam a décima geração tão boa:

Desempenho

Notebooks que contam com o poder da 10ª geração conseguem identificar e aprender a se adaptar ao que você utiliza no computador em seu cotidiano por meio da IA (Inteligência Artificial) aproveitando esses benefícios para auxiliá-lo na conclusão de tarefas mais rapidamente.

Conectividade

Com o uso da tecnologia Wi-Fi 6 e Thunderbolt integrada ao processador, é possível disponibilizar uma conectividade mais rápida, sólida e versátil, tanto com ou sem a utilização de fios.

Gráficos

Contando com uma nova arquitetura gráfica, essa geração garante uma experiência visual muito rica, o desempenho necessário para a execução de jogos em 1080p, por exemplo, é facilmente alcançado com o uso do HDR 4K, assim como o uso em projetos e edições.

Desenvolvidos para acompanhar seu dia a dia e suas necessidades

Os processadores Intel Core da 10ª geração permitem a existência dos mais inovadores notebooks e designs 2 em 1 com o uso do poder da inteligência artificial, da melhor conectividade da categoria e com gráficos de última geração, acompanhando facilmente um cotidiano agitado. 

12ª Geração

Independente do seu perfil de usuário, você vai gostar da 12ª geração dos processadores Intel com sua arquitetura híbrida de desempenho. Essa geração possui algumas novidades como o aprimoramento em jogos, assim como na criação de conteúdo e aumento de produtividade.

Os processadores da 12ª geração auxiliam o sistema operacional na estruturação inteligente das demandas de trabalho, garantindo assim a distribuição do núcleo para execução de processos, além de oportunizar caminhos para os próximos saltos de design dos processadores.

Os Gráficos UHD Intel permitem aos usuários uma experiência visualmente expressiva e compatível com 8K UHD, além de visualização de 4 monitores 4K simultâneos. Esse aspecto ajudará os profissionais que trabalham com edição de vídeo e demais áreas gráficas.

Intel Thread Director

Inclui até oito núcleos de desempenho (P-core) e de eficiência (E-core), ou seja, ele se “divide” de forma inteligente para a carga de trabalho pelo Thread Director.

Jogue onde você estiver

Essa é para os trabalhadores jogadores que almejam notebooks com alto desempenho para jogar as últimas gerações dos jogos. Assim como também é capaz de realizar outras demandas (nas horas de trabalho).

Overclocking

A 12ª geração oferece a flexibilidade para máxima personalização conforme o usuário desejar o desempenho em suas tarefas.

Para criadores

Oferece uma plataforma personalizável baseada na arquitetura híbrida de desempenho de borda, sendo compatível com memórias DDR5 e conexões PCIe 5.0.

Conectividade

Apresenta Intel Wi-Fi 6E e Thunderbolt 4 com canais exclusivos de alta velocidade e a porta mais ágil disponível. No entanto, a Wi-fi 6E pode variar de acordo com o projeto do sistema operacional e do hardware utilizado para conexão e acessos.

A poderosíssima 13ª Geração

Para aqueles que buscam alta performance e eficiência, a 13ª geração de processadores da Intel vem com a proposta de se destacar em tais quesitos. Além disso, muito do que foi apresentado na geração passada foi aprimorado nesta versão. Como por exemplo o Intel Thread Director e a arquitetura híbrida.

Essa geração conta com o dobro de e-cores (núcelos de eficiência) comparado com modelos semelhantes da 12ª geração. De acordo com a Intel, o ganho em performance por thread poderá ser de 15%, já o multithread contará com um incremento de 41% em relação a geração anterior. 

São processadores poderosos, perfeitos para altas cargas de trabalhos como modelagem 3D, por exemplo.

Novo algoritmo de Prefetch

A 13ª geração ainda conta com um novo algoritmo de prefetch que consegue movimentar com maior antecedência e mais precisão para o cache, dados que serão necessários para processamento.

Conectividade

A nova geração pode operar tanto com memórias DDR4, quanto com as novas memórias DDR5. Além de ter recebido um aumento na quantidade de linhas PCIe Gen 4.0 e Gen 5.0, foram adicionados conexões USB 3.2 Gen 2X2 de 20Gbps nativamente e conta com Intel Wi-Fi 6E (Gig+).

Mais velocidade entre os módulos

Os chamados Raptor Cove, base dos núcleos de performance (p-cores), promovem uma maior velocidade entre os módulos em até 600Mhz e introduzem 2MB de memória cache nível 2 (L2 cache) por núcleo. Já o cache de nível (L3) conta com 36MB no modelo topo de linha Core.

Overclock

Outro fator que ajuda no aumento da performance por thread, se dá pelo aumento das frequências de operação. A nova geração de processadores saem de fabrica com um boost que podem chegar em até 5.8GHz em seus núcleos de performance, alguns modelos específicos podem operar em até 6GHz. Com testes realizados pela Intel, em overclock, essa microarquitetura pode passar dos 8GHz, e memórias DDR5 alcançando os 10.000MT/s.

Como identificar o processador Intel

Agora que você já sabe um pouco sobre as diferentes gerações de processadores da Intel, que tal descobrir como visualizar a geração do seu processador? Para isso, você pode usar várias opções para obter o nome e o número do seu processador, as quais abordaremos a seguir.

Sistema operacional

Windows

Aperte a tecla Windows no seu teclado e digite “sistema”, clique em “informações do sistema”, que irá exibir alguns dados do processador com o nome, número e a velocidade.

Linux

Para os usuários do Linux, basta usar o comando a seguir:

lscpu | grep “Model name”

macOS

Já no Mac, basta usar o comando a seguir no aplicativo de terminal:

sysctl -a | grep machdep.cpu.brand_string

Embalagem

Caso você tenha comprado um processador Intel na caixa, as informações em relação ao número estarão juntamente a outras informações, como o número de lote e número de série.

Impressões nos processadores

O nome e o número de cada processador Intel também vêm carimbado no hardware, o que pode ser observado em sua parte superior.

Como vimos, escolher um dos processadores Intel parece ser mais complicado do que realmente é. Por isso, é preciso conhecer bem as suas necessidades na hora de montar uma estação de trabalho. É preciso entender seus modelos e gerações para escolher a melhor opção.

E aí, gostou do blog? Aproveite e curta a nossa página do Facebook e Instagram para sempre ver conteúdos como esse no seu feed!

E se você quiser uma workstation perfeita para as suas necessidades, entre em contato com um dos nossos consultores.

WhatsApp