Computador para empresa: saiba como escolher aqui

Um dos ativos mais importantes da empresa é o computador. É ele que conecta você a parceiros e clientes, processa a entrada e saída de pagamentos, controla as finanças, desenvolve e comunica ideias, faz os registros de inventário, folha de pagamento, informações sobre colaboradores, segredos comerciais, registros de dívida, margens de lucro e muito mais.

Uma máquina simples geralmente não dá conta de tudo isso, sendo primordial ter um computador específico para empresas. Independentemente do tipo de negócio que você tem, a eficiência no trabalho é fundamental para o sucesso. Afinal, você simplesmente não pode perder tempo.

O computador precisa ser capaz de executar vários aplicativos simultaneamente e processar dados rapidamente. Essa eficiência começa quando você decide montar um computador próprio para desempenhar as funções do negócio, ganhando rapidez e confiabilidade nos processos.

Se você não quer mais ter a produtividade prejudicada e os resultados indesejados na empresa, é bom ficar atento a isso. Descubra a partir de agora as vantagens de ter um computador próprio para o trabalho e como montar o ideal.

Por que é importante ter um computador específico para o trabalho?

Considerando que o computador é uma ferramenta que proporcionará à empresa a geração de receitas, ele é um investimento no qual você não deve economizar. Saiba os motivos agora.

Melhora a relação custo-benefício

Quanto mais o computador for adequado às tarefas que você desempenha na empresa, mais rápido ele funcionará. Se o seu negócio envolve design gráfico, por exemplo, precisará de uma boa resolução de tela, um HD amplo para armazenar trabalhos grandes e pesados, uma memória RAM suficiente para abrir suas imagens mais rapidamente, entre outros.

É muito mais vantajoso ter um computador que auxilie, ou até mesmo faça totalmente, as suas atividades profissionais em vez de depender de aplicações mais antigas ou de máquinas cedidas pelos próprios funcionários. Acredite, quanto mais você investir nos componentes e configurações que precisa, maior e mais rápido será o retorno.

Reduz custos com manutenções

Um computador montado exclusivamente para atender às necessidades da empresa deve sofrer menos para executar suas funções, resultando em menos problemas técnicos, tanto de hardwares (peças) quanto de softwares (sistemas). Consequentemente, a organização ganha mais tempo de disponibilidade do equipamento e reduz custos com manutenções.

Aumenta a produtividade

Outra vantagem de montar um computador para empresa é o fato de que ele será o mais adequado possível às exigências do trabalho. Isso deve acabar com as lentidões e quedas de sistema, que resultam em perda de tempo e serviços com qualidade inferior. Ou seja, os profissionais poderão produzir mais em menos tempo e com melhor qualidade.

Entrega boa durabilidade

taxa anual de depreciação para um computador, segundo a contabilidade, é de 20% ao ano. Isso quer dizer que em 5 anos ele será inutilizado por incapacidade de funcionar eficientemente. Contudo, se você montar um computador próprio para o trabalho, ele deverá entregar eficiência por muito mais tempo.

Desse modo, será preciso apenas algumas pequenas atualizações periódicas para oferecer o desempenho que precisa. Com um tempo de vida útil maior, a empresa pode gastar menos em renovações de equipamentos e aumenta a taxa de rentabilidade.

Economiza energia

Um computador próprio para o trabalho terá menos esforço para desempenhar suas funções. As tarefas serão executadas mais rapidamente e com um consumo menor de energia. Portanto, podemos dizer que ele será importante também para ajudar o negócio com o plano de redução de custos e despesas.

 

Como escolher um computador para empresas?

Agora que você já sabe por que precisa de uma máquina personalizada para o trabalho, aprenda como montar um computador de alta performance para o negócio por meio de algumas dicas que selecionamos para você.

Determine os objetivos de uso do computador

Procure definir qual a usabilidade do computador: ele será utilizado para atividades mais complexas ou para trabalhos mais simples? É importante que essa informação esteja clara, já que ela será importante para escolher os componentes da máquina, além de outros aspectos da mesma. Você também poderá decidir se vale mais a pena a compra de um notebook ou de um computador de mesa, a depender das suas necessidades e atividades que deseja realizar no computador.

Identifique as necessidades da empresa

Comece respondendo às seguintes perguntas:

  • Como vai usar o computador? Precisará armazenar um grande volume de e-mails e arquivos, trabalhos de design, planilhas complexas e executar diversos programas simultaneamente?
  • Qual é a maior prioridade para você: velocidade ou custo? Dá para equilibrar isso;
  • Quais softwares você precisa usar? Faça uma lista;
  • Você prefere uma configuração especial de tela, teclado, mouse e outros periféricos?
  • Como será o acesso à rede? O computador precisa ficar online, conectado à rede o tempo todo? Qual sistema operacional usa? Tudo precisa ser compatível.

Esses são apenas os princípios básicos. Há muito mais a avaliar. Contudo, as respostas para essas perguntas darão uma direção sobre como deve ser o computador ideal para a empresa.

Avalie os custos com manutenção

Computadores não duram para sempre: cedo ou tarde eles podem apresentar defeitos, seja por mau uso do usuário ou por problemas relacionados à própria máquina. Por isso, é importante avaliar quanto seria gasto nos casos de reparos mais simples e complexos, e se você terá custos para arcar com essa despesa. Mesmo que não seja algo frequente, é preciso que esse valor esteja na ponta do lápis.

Mac ou PC

Algumas pessoas dirão que os Macs são muito mais caros, mas isso nem sempre é verdade. Um Macbook pode custar quase o mesmo que um PC high end (computador de alto desempenho). A razão pela qual a maioria das pessoas escolherá entre um ou outro se resume a três coisas: preferência pessoal, requisitos do negócio e recursos de sistema operacional (sincronização). Cada um tem suas próprias particularidades e a decisão deve ser feita com base nas necessidades do trabalho.

Verifique a sua mobilidade

Além do tradicional computador de mesa, também existem os notebooks, que são versões que permitem ser carregadas para outros lugares, o que é ótimo para quem precisa se locomover com frequência ou deseja mudar o ambiente de trabalho. Entretanto, escolher um notebook potente pode ser uma decisão mais cara que escolher um computador de mesa com os mesmos componentes, por isso, é importante fazer uma avaliação.

Analise o seu nível de economia de energia

É importante que o seu computador tenha um bom nível de economia de energia, caso o contrário, ele poderá sair mais caro que o esperado, já que você gastará bem mais na conta de energia. É possível saber quanto um computador gasta em energia na hora que for comprá-lo, seja nas informações do site ou conversando diretamente com o vendedor. Além disso, é possível fazer alguns cálculos para saber o seu consumo médio mensal.

Componentes e configurações

Não ignore a longa lista de recursos e configurações. Cada detalhe fará uma grande diferença para o conjunto, impactando diretamente no desempenho. Como a lista é grande, separamos as considerações mais importantes:

  • Hard Disk (HD): é o local onde os dados do seu computador ficarão armazenados, como os arquivos dos programas que serão instalados, fotos, vídeos, projetos, entre outros dados. É importante se certificar de que o seu computador tenha bastante espaço. Uma dica é investir em unidades de estado sólido (SSD), pois são mais confiáveis, mais rápidos e usam menos energia da bateria;
  • Memória RAM: a memória RAM é utilizada para armazenar arquivos temporários, ao mesmo tempo que permite ao computador acessá-los mais rapidamente, sem a necessidade de carregar tudo novamente (por exemplo, ao entrar em um site que já tenha sido visitado antes, a memória RAM consegue salvar alguns dos dados para que ele abra mais rápido). Escolher a melhor quantidade dependerá inteiramente da forma como o computador será usado. O recomendável é que ela tenha, pelo menos, 8 gigabytes de RAM, com possibilidade de expandir sua capacidade. Quanto mais memória RAM tiver, maior será a velocidade de abertura e execução de imagens, vídeos e programas pesados, como os softwares de design da Adobe;
  • Processador: é o responsável por gerenciar os programas (funções) do seu computador. Opções como Intel Core i7 ou i5 podem ser boas, mas isso deve ser decidido com base nas necessidades das operações do seu negócio. Como Macs e PCs usam processadores Intel, a decisão fica um pouco mais limitada e fácil de ser tomada. É importante prestar atenção ao modelo de placa-mãe que escolher, já que nem todas podem ser compatíveis com todos os modelos de processador;
  • Resolução de tela: essa é uma questão que importará mais se você desenvolve trabalhos de arte, como fotografia, design gráfico, produção e edição de vídeos. Se esse for o caso, procure um monitor que ofereça uma resolução de, pelo menos, 1920×1080. Lembrando de que a placa de vídeo ideal será um quesito fundamental para alcançar bons desempenhos aqui;
  • Sistema Operacional (SO): é sempre bom montar um computador com o sistema operacional mais recente e com as últimas atualizações disponíveis instaladas. Isso porque eles entregam maior segurança e correção de falhas. Se o Windows for o utilizado, confira no site da Microsoft as últimas versões lançadas.

Confira o seu desempenho

Entender sobre como o seu computador se sairá ao realizar determinadas atividades poderá dar uma ideia de como ele se comportará no dia a dia. Em algumas lojas, é possível pedir para que sejam feitos testes de desempenho. Também, é possível ter uma ideia da sua potência ao escolher os componentes que farão parte da sua máquina. Itens como memória RAM, placa-mãe e placa de vídeo indicarão que tipo de atividades eles conseguirão realizar e com qual velocidade.

Como você pôde ver, ter um computador para empresa é melhor em vários sentidos. Não feche os olhos para as necessidades do trabalho. Tenha um modelo ideal e agregue vantagem competitiva ao seu negócio.

Pronto para montar o seu? Acesse nosso site e veja as diversas opções disponíveis!

hardware perfeito

WhatsApp