5 softwares para engenharia civil essenciais para profissionais da área

O uso de softwares para engenharia civil é algo imprescindível no dia a dia de quem é profissional da área. Afinal, são raras as tarefas que um engenheiro faz sem ter que usar algum programa de computador, não é mesmo? Existem programas que facilitam o trabalho do engenheiro de diversas formas, fazendo desenhos, representações, cálculos etc. Por isso, é importante conhecer os principais deles.

Softwares para Engenharia Civil

A seguir, vamos apresentar 5 exemplos de software para engenharia civil que são essenciais para o profissional da área. Confira agora mesmo!

1. AutoCAD

O AutoCAD é dos programas para engenheiros mais conhecidos do mundo, muito pela sua praticidade e compatibilidade com arquivos externos. Nesse software é possível desenvolver projetos de desenhos e modelagens em 2D e também em 3D.

A versão 2017 é uma das mais recentes e se destaca pela facilidade de os projetos serem compartilhados para dispositivos móveis, como smartphones e tablets. De tal modo, o engenheiro também pode trabalhar de maneira remota.

2. MATLAB

O MATLAB foi criado ainda nos anos 1970 e é utilizado até hoje para o desenvolvimento de cálculos numéricos, algo fundamental na engenharia civil. O sistema conta com uma ampla biblioteca de matrizes e funções.

Além disso, os algoritmos também podem ser integrados com dados dos projetos, resultando na construção de ideias personalizadas. Tudo isso gera projetos muito mais detalhados para os clientes.

3. Revit

O Revit é um programa desenvolvido pela Autodesk e que é ideal para uso em todas as etapas da engenharia civil, tais como: planejamento do projeto, construção e gerenciamento. Ele permite que os itens sejam modificados automaticamente, em todos os planos trabalhados, sempre que uma alteração é feita. Isso agiliza muito o trabalho do engenheiro.

4. SketchUp

É impossível falar em exemplos de software para engenharia sem citar o SketchUp. Esse programa se caracteriza por ter uma interface bastante intuitiva e simples de ser utilizada. Um dos principais benefícios é que o programa faz uma representação perfeita de como ficarão os projetos. Por exemplo, os engenheiros podem mostrar aos clientes a forma como ficará uma edificação.

O programa tem a função de fazer um passeio interativo pelo projeto em 3D, depois que ele é encerrado. Isso é muito útil para quando se deseja fazer uma apresentação detalhada de um novo prédio, por exemplo.

5. QiBuilder

Para fazer a modelagem da estrutura de uma obra, recomenda-se o uso do QiBuilder. O software é muito utilizado pelos engenheiros quando se necessita desenvolver projetos elétricos, estruturas sanitárias, entre outros detalhes das edificações. Como resultado, muitos profissionais utilizam esse programa com o Revit, uma vez que ambos são compatíveis e utilizam a tecnologia BIM.

Esses são alguns dos exemplos de software para engenharia civil mais utilizados pelos profissionais da área. É importante destacar que todos eles precisam de computadores com uma boa potência para rodar.

A Razor desenvolve máquinas potentes e voltadas para um desempenho fora do comum com todos os tipos de softwares, por mais pesados que eles sejam. Acesse o nosso site e conheça os nossos produtos. Acompanhe nossas redes sociais.

 

WhatsApp