4 dicas eficientes de como aumentar as vendas

A geração de receitas está diretamente ligada ao volume de vendas registradas e o desenvolvimento sustentável do negócio depende de um crescimento contínuo desses números. No entanto, sem estratégia, a tarefa pode ser mais difícil do que se imagina. O país segue se recuperando da crise econômica e não há oportunidade melhor do que essa para investir nesse sentido. Mas como aumentar as vendas de fato?

Nosso objetivo com este post é ajudar você a superar os principais problemas que impedem o crescimento das vendas e melhorar os seus resultados. Ficou interessado? Então continue lendo!

1. Invista tempo para conhecer os clientes

Muitos profissionais de vendas podem não conhecer bem os seus clientes e, pior, nem ter vontade de fazer isso. O problema é que, dessa maneira, os consumidores nunca são surpreendidos positivamente, tendo uma relação fria e temporária com o negócio.

Não deixe que isso aconteça na sua companhia. Use um software de CRM (Customer Relationship Management) para coletar, armazenar e analisar os dados de vendas. Assim, poderá cruzar as informações e descobrir o que o seu público compra mais, a frequência, ticket médio etc. Isso ajuda os vendedores a anteciparem demandas e ofertarem os produtos e serviços certos momentos antes deles procurarem a empresa.

2. Capacite os profissionais de vendas

Além de investir em um software para facilitar o trabalho de reconhecimento dos clientes, você precisa garantir que os profissionais estejam sempre aptos a exercerem suas funções com máxima eficiência. Para isso, treinamentos periódicos serão necessários, tanto teóricos (conceituais) quanto práticos (simulação). Um complementa o outro, pois, enquanto o primeiro provém ideias, o segundo permite o teste dos conhecimentos na prática.

A capacitação frequente permite que os profissionais se atualizem e usem sempre as melhores práticas de vendas do mercado. Acredite, isso é fundamental para melhorar os resultados.

3. Ofereça um ótimo pós-venda

A venda não termina quando o cliente passa no caixa ou assina o contrato. É um processo que se estende para muito além disso. Um suporte técnico adequado, por exemplo, deve garantir vendas futuras. Ou seja, se o seu consumidor tiver problemas com o produto ou serviço, ele fará contato para resolver. Se a empresa o atender da mesma forma que prestou o atendimento antes da venda, ganhará sua fidelidade.

Muitas organizações não se preocupam com isso e perdem a oportunidade de “fisgar o peixe” definitivamente. Esse é outro fator determinante para o aumento das vendas. Você não pode focar só em consumidores novos. A fidelização custa menos e faz com que o negócio crie uma fonte geradora de receitas recorrentes. Se o negócio oferecer um pós-venda acima das expectativas, torna esse objetivo possível.

Uma dica interessante para isso é contatar o cliente sempre um dia depois da compra para perguntar se ele tem alguma dúvida sobre o produto ou serviço, nível de satisfação e o que ele sugere para melhorias.

4. Utilize as redes sociais

As redes sociais permitem que as empresas se aproximem mais de seus consumidores, mas essa tarefa deve ser feita com cautela. A ideia é que eles não sejam perturbados com bombardeios de promoções em um local onde busca relaxamento e contato com amigos, parentes e familiares. A interação deve ser leve e despertar a curiosidade deles para que visitem o seu perfil por conta própria.

A ferramenta pode ser usada, por exemplo, para postar conteúdos escritos ou audiovisuais que contenham notícias, dicas, tendências, oportunidades e tudo mais o que for relevante sobre o produto ou serviço que vende. Assim, a empresa passa a impressão de querer manter todo o seu público sempre informado, ganhando a confiança dele. Isso deve aproximar muitos clientes, principalmente os mais exigentes.

Agora que você já sabe como aumentar as vendas, não perca mais tempo. Coloque essas dicas em prática ainda hoje e mude o rumo do negócio.

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