BLOG > Hardware | 01/09/2020

Melhor processador para Pix4D: Intel Core 10ª Geração vs AMD Ryzen 3ª Geração

Qual o melhor processador para Pix4D? Intel ou AMD?

 

Resumo dos testes

Os novos Intel Core de 10ª Geração, em especial o Core i9 10900K e o i7 10700K, são mais rápidos pelo dinheiro pago do que os  processadores de terceira geração Ryzen da AMD no Pix4D.

Porém, há modelos Ryzen mais caros que são melhores que tanto esses processadores mencionados quanto os melhores processadores “compráveis” hoje. Para a melhor performance garantida no Pix4D, o Threadripper 3970X e 3960X são os claros vencedores.

 

Introdução

A Intel recentemente lançou uma nova geração de processadores desktop para consumidores: a família Intel Core de 10ª Geração. Historicamente, esta linha de produto da Intel tem oferecido altas velocidades de clock com quantidade de núcleos moderada, porém a Intel tem aumentado o número de núcleos estavelmente a cada geração. Para ter uma ideia do potencial dessa nova geração, foram testados os modelos Core i9 10900K, Core i7 10600K e o i5 10600K.

Neste texto, vamos ver como os novos processadores Intel Core de 10ª Geração se comparam a outros modelos já disponíveis e os seus modelos anteriores, de 9ª Geração. O foco é em processamento de fotogrametria  no Pix4D, para os quais a Puget Systems criou os próprios testes. Mais informações sobre estas ferramentas e como as utilizaremos estão disponíveis na seção Metodologia.

 

Configuração de teste

Abaixo estão listadas as especificações dos sistemas que serão usados para os testes realizados:

Melhor processador para Pix4D

Melhor processador para Pix4D

 

Metodologia de teste

Foram utilizados quatro modelos de teste, todos baixáveis no site da Pix4D. Os testes são: 

Rock Model – 82 fotos com 20 megapixels cada.

School Map – 51 fotos com 18 megapixels cada.

School Model – 2787 fotos com 18 megapixels cada.

Park Map – 810 fotos com 18 megapixels cada.

 

Calculadora Razor

 

Resultados do Benchmark

Antes dos testes, um aviso: Os limites termais nas placas-mãe foram diminuídos, pois as placas-mãe são versões pré-lançamento, e foram necessários ajustes para a sua estabilidade. Testes em outros lugares podem ter resultados diferentes.

Como o número de processadores nessa bateria de testes é alto, vamos codificar as cores por processador para facilitar a visualização:

Azul claro com brilho = Intel Core de 10ª geração

Azul claro = Intel Core de 9ª geração

Azul escuro = Intel HEDT (Core X de 10ª geração)

Vermelho claro = AMD Ryzer de 3ª geração

Vermelho escuro = AMD Threadripper de 3ª geração

 

Pix4D 4.5.6
Rock Model

Melhor processador para Pix4D

Gráfico disponibilizado pela Puget Systems

 

Pix4D 4.5.6
School Map

Melhor processador para Pix4D

Gráfico disponibilizado pela Puget Systems

 

Pix4D 4.5.6
School Model

Melhor processador para Pix4D

Gráfico disponibilizado pela Puget Systems

 

Pix4D 4.5.6
Park Map

Melhor processador para Pix4D

Gráfico disponibilizado pela Puget Systems

 

Para aqueles que querem saber como estes processadores foram em passos diferentes nos testes, aqui tem uma tabela completa dos resultados:

(clique para ampliar)

 

Análise e Conclusão

No Pix4D, os novos processadores Intel Core de 10ª Geração são mais rápidos que os modelos AMD Ryzen com preços similares. O modelo mais forte, o Core i9 10900K se iguala ou ganha do Ryzen 9 3950, que é mais caro, em três de quatro testes, porém não mantém a performance em projetos grandes.

Contudo, essas duas famílias de processadores ficam atrás dos modelos Threadripper da AMD com mais núcleos na maioria dos testes. Foram particularmente superiores ao trabalhar com mapas, com o Threadripper 3970X de 32 núcleos sendo na média o CPU mais rápido no Pix4D, com o mais acessível Threadripper 3960X de 24 núcleos seguindo de perto. A série Intel Core X não foi competitiva nestes testes, infelizmente.

 

O Intel Core de 10ª geração ou o AMD Ryzen de 3ª geração: qual é o melhor processador para Pix4D?

Os novos modelos de décima geração da Intel, especialmente o Core i9 10900K e o i7 10700K, são mais rápidos pelo dinheiro gasto do que os chips Ryzen 3ª Geração da AMD no Pix4D. Entretanto, este argumento pode ser enganoso, pois tem modelos mais caros Ryzen que são melhores que eles, e tem processadores ainda melhores que os dois tipos mencionados. Para a melhor performance no Pix4D, o AMD Threadripper 3970X e 3960X são os vencedores absolutos.

 

O texto acima consiste em uma tradução de uma matéria publicada no site da Puget Systems sobre qual é o melhor processador para Pix4D, e para que haja uma melhor compreensão em língua portuguesa foram realizadas algumas alterações quanto a gramática e concordância. Caso deseje consultar a publicação na íntegra, ela se encontra disponível na página da Puget Systems: Pix4D Performance: Intel Core 10th Gen vs AMD Ryzen 3rd Gen.

E aí, gostou do texto sobre qual é o melhor processador para Pix4D? Para encontrar a Workstation ideal para suas necessidades profissionais, entre em contato com um de nossos consultores.

 

O Hardware perfeito Razor

WhatsApp