BLOG > Hardware | 26/10/2020

Melhor processador para Lightroom: Intel Core 10ª Geração vs AMD Ryzen 3ª Geração

Qual o melhor processador para Lightroom? Intel ou AMD?

 

O Adobe Lightroom Classic é uma aplicação interessante quando se fala em performance de CPU pelas suas peculiaridades de performance – a mais importante sendo no fato que os processadores da AMD são profusamente melhores que a Intel em um número de atividades, como exportar e gerar visualizações inteligentes. Até onde sabemos, não há uma explicação oficial que esclareça isso pela Adobe, Intel ou AMD, mas o fato é que se exportar está atrasando o seu trabalho, uma máquina AMD pode tornar a exportação significativamente mais rápida.

Porém, com o lançamento dos novos processadores de décima geração da Intel, é possível que a Intel tenha arrumado o que está causando este problema de performance (assumindo que há uma relação ao processador e não algo no programa). Até se a exportação ainda não está à altura da AMD, também é possível que estes novos processadores sejam significativamente mais rápidos para atividades ativas como rodar por imagens, trocar de módulos, aplicar ajustes, etc, o que pode torná-los ideais para fotógrafos que fazem inúmeras edições pesadas em um número menor de imagens.

Neste artigo, iremos examinar a performance dos novos Intel 10ª Geração Core i9 10900K, i7 10700K, e i5 10600K no Lightroom Classic em comparação com vários CPUs, incluindo a AMD Ryzen 3ª Geração, Intel série X-10000, AMD Threadripper 3ª Geração e a geração anterior Intel 9ª Geração.

Se você preferir pular as máquinas de teste e seções de resultados, sinta-se livre para ir direto para a conclusão.

 

Configuração de teste

Abaixo estão listadas as especificações dos sistemas que a empresa Puget Systems utilizou nos testes:

Melhor processador para Lightroom

Melhor processador para Lightroom

Melhor processador para Lightroom

 

Para vermos como cada configuração performa no Lightroom Classic, será utilizado o teste chamado PugetBench for Lightroom Classic V0.9 e o Lightroom Classic 2020 (9.3). Esta versão de teste inclui a habilidade de enviar os resultados para a rede online da Puget Systems, então se você quer saber como o seu sistema se compara, você pode baixar e rodar o teste você mesmo!

Uma coisa que queremos fazer nota é que os limites termais nas placas-mãe de teste foram diminuídos manualmente, pois as versões utilizadas são de pré-lançamento, e foram necessários ajustes para garantir a estabilidade. Testes em outros lugares podem ter leves variações em resultados.

 

O Hardware perfeito Razor

 

Resultados do Benchmark

Os testes demonstram múltiplos pontos com base na performance de cada teste, então aqui estão os resultados individuais para você examinar. Se houver um processo específico que está tornando o seu trabalho lento, examinar os resultados para este processo pode ser muito mais útil do que ver os resultados finais.

Sinta-se livre para pular para a próxima seção com a análise dos resultados para obter uma visão de como cada configuração performa e entender qual é o melhor processador para Lightroom Classic.

 

PugetBench para Lightroom Classic V 9.0
Lightroom Classic 2020 (Versão 9.2)

Tabela disponibilizada pela Puget Systems (clique para ampliar)

 

Análise de benchmark: Intel Core 10ª geração vs AMD Ryzen 3ª geração

 

PugetBench para Lightroom Classic V 9.0
Pontuação Geral

Gráfico disponibilizado pela Puget Systems

 

PugetBench para Lightroom Classic V 9.0
Pontuação Ativa

Gráfico disponibilizado pela Puget Systems

 

PugetBench para Lightroom Classic V 9.0
Pontuação Passiva

Gráfico disponibilizado pela Puget Systems

 

Para iniciar a análise dos processadores Intel de 10ª Geração, nós vamos ver a performance no Lightroom Classic contra os processadores AMD Ryzen de 3ª Geração. De uma perspectiva geral, a AMD continua mantendo uma performance sólida no Lightroom Classic. Porém, se cavarmos nos resultados um pouco mais a fundo, vemos que a maior parte desta vantagem de performance vem de atividades passivas como exportar e gerar visualizações. Para estes tipos de tarefas, o AMD Ryzen 9 3900X é na média 35% mais rápido que o novo Intel Core i9 10900K, enquanto o AMD Ryzen 7 3800X é 23% mais rápido que o Intel Core i7 10700K.

Porém, as coisas são um pouco diferentes para atividades ativas, como rodar através de imagens, alternar entre módulos e aplicar ajustes. Para estas tarefas, os processadores Intel 10ª Geração levam a liderança com o Intel Core i9 10900K e o i5 10700K batendo o AMD Ryzen 9 3900X e o 3800X por apenas 5%, respectivamente.

No geral, isto provavelmente fará os processadores AMD Ryzen 3ª Geração uma opção mais atraente para a maioria dos usuários de Lightroom Classic, apesar de que se exportar não é um problema no seu fluxo de trabalho, os processadores Intel 10ª Geração podem ser uma ótima escolha também.

 

Como o Intel 10ª geração performa no geral?

 

PugetBench para Lightroom Classic V 9.0
Pontuação Geral

Gráfico disponibilizado pela Puget Systems

 

PugetBench para Lightroom Classic V 9.0
Pontuação Ativa

Gráfico disponibilizado pela Puget Systems

 

PugetBench para Lightroom Classic V 9.0
Pontuação Passiva

Gráfico disponibilizado pela Puget Systems

 

Vendo como a décima geração da Intel se compara a um número maior de CPUs, tem alguns pontos que gostaríamos de comentar:

Primeiro, comparada a geração anterior (9ª geração), estamos olhando para um ganho de 3-7% de performance com os novos modelos de 10ª geração. Isto pode não ser tão excelente, mas isto tem sido bem típico para lançamentos de processadores da Intel nos últimos anos.

Além disso, se atividades passivas como exportação é um problema para o seu fluxo de trabalho, você não terá escolha melhor do que AMD Ryzen 3ª Geração ou (se você tiver o orçamento) a linha mais cara da AMD, o Threadripper 3ª Geração. Até o Lightroom Classic fazer alterações ao seu código que possibilita a Intel alcançar na performance, a AMD é simplesmente a melhor escolha para estes tipos de atividades. E não é por pouco – a AMD pode ser até 2x mais rápida do que um processador Intel na mesma linha de preço!

Para atividades ativas, entretanto, tanto o Intel Core i9 10900K quanto o Core i7 10700K venceram as linhas mais caras tanto da AMD quanto da Intel. O ganho de performance sobre os processadores AMD Ryzen 3ª Geração podem ser apenas mais ou menos 5%, mas se o maior tempo gasto é com modificação de imagens no Lightroom, estes processadores são uma boa escolha.

 

O Intel Core de 10ª geração ou o AMD Ryzen de 3ª geração: qual é o melhor processador para Lightroom?

Entre a 10ª Geração da Intel e o AMD Ryzen 3ª Geração, a maioria dos usuários serão mais suscetíveis a escolher um processador AMD Ryzen 3ª Geração pela sua superioridade significante em atividades como exportar. Os Intel i9 10900K e i7 10700K são um pouco melhores para atividades ativas, mas na maioria do tempo, estarão com uma vantagem quase imperceptível em comparação ao potencial de 2x de melhora na performance de exportação.

No geral, isto torna a 3ª Geração AMD Ryzen a atual recomendação da Puget Systems para o Lightroom Classic. Se você exporta um número alto de imagens todos os dias e tem o orçamento, os AMD Threadripper 3ª Geração (particularmente o 3960X) podem também valer a pena, sendo que eles exportam até 2x mais rápido que um processador Ryzen, mas você teria que exportar imagens quase o tempo inteiro do seu dia para um desses processadores Threadripper valerem o investimento.

Mantenha em mente que os resultados dos testes deste artigo são estritamente para o Lightroom Classic e a performance irá variar bastante em aplicações diferentes. Se o seu fluxo de trabalho inclui outros programas, você precisará considerar como o sistema vai performar nessas aplicações também. Certifique-se de dar uma olhada em outros testes para se manter atualizado na performance de programas como o Photoshop, Premiere Pro e After Effects performam nos processadores mais recentes.

 

O texto acima consiste em uma tradução de uma matéria publicada no site da Puget Systems sobre qual é o melhor processador para Lightroom, e para que haja uma melhor compreensão em língua portuguesa foram realizadas algumas alterações quanto a gramática e concordância. Caso deseje consultar a publicação na íntegra, ela se encontra disponível na página da Puget Systems: Lightroom Classic CPU performance: Intel Core 10th Gen vs AMD Ryzen 3rd Gen.

Curtiu o texto sobre qual é o melhor processador para Lightroom? Na Razor você encontra a Workstation ideal para suas necessidades profissionais.

 

 

WhatsApp