blog sobre computadores workstations, desktops e servidores

Blog

Voltar

Entenda o que é workstation mobile e quais são suas vantagens

Hardware

- 29/11/2018

Com a evolução das tecnologias de internet e de dispositivos móveis, os processos corporativos estão sendo redesenhados para a otimização operacional e melhor uso dos recursos disponíveis. Profissionais e empresas estão se tornando mais dinâmicos e o mercado começa a mudar com a mobilidade. Você já ouviu falar de workstation mobile?

Essa ferramenta deve proporcionar uma série de vantagens ao trabalho de diversos profissionais, por isso preparamos este post. Essa é a sua oportunidade de descobrir o que é um workstation mobile, para quem ele é mais indicado e quais são as principais vantagens da solução. Confira!

O que é workstation mobile?

Workstation mobile significa “estação de trabalho móvel”, constituído por um notebook equipado com recursos adicionais para ser mais potente que os dispositivos comuns. Ele tem um valor superior no mercado, que é facilmente justificado pelas peças e componentes de alta capacidade, alta durabilidade e alta qualidade que este tipo de notebook usa. Contudo, os resultados em termos de desempenho devem retornar o investimento bem rápido, fazendo a compra valer a pena.

Para quais funções um ele é mais recomendado?

Os profissionais que demandam recursos mais sofisticados para o trabalho, como um dispositivo móvel e potente ao mesmo tempo, podem ter grandes satisfações com um workstation mobile. Ele permite portabilidade — o que não é possível em um computador comum, por exemplo. Isso faz dele um equipamento fundamental para a melhoria dos resultados.

Se você trabalha com programas pesados, como AutoCad e editores de vídeo, pode ter um desempenho mais satisfatório se usar um workstation mobile, pois, conseguirá desenvolver e atualizar os projetos de onde estiver, independentemente do horário.

Ele é também um facilitador na hora de apresentar plantas e designs de projetos aos clientes, já que muitas vezes esses materiais são apresentados em 3D para melhor entendimento do cliente. Arquitetos e engenheiros da construção civil estão entre os que mais devem se beneficiar dessa tecnologia.

Quais são as vantagens de um workstation mobile?

A lista de benefícios entregues por um workstation mobile é longa. Por isso, nos concentramos nas mais importantes. Conheça, abaixo, as principais vantagens da máquina para o seu trabalho:

Entrega alta resolução de vídeo

Notebooks desenvolvidos para atuarem como workstation mobile costumam entregar telas de exibição em 4K, tendo uma resolução de imagens bem superior se comparados com os modelos convencionais. Isso se torna viável graças à incorporação de boas placas gráficas, como as placas de vídeo Quadro .

Esse componente entrega alta performance e é ideal para uso profissional, principalmente em trabalhos de arquitetura e engenharia. Softwares como AutoCad e Photoshop rodam mais leves nesse tipo de hardware.

Oferece mais saídas de vídeo

Um workstation mobile pode ter até 3 saídas de vídeo, todas funcionando simultaneamente, inclusive. Se considerar a tela do próprio equipamento, 4 podem ser utilizadas conjuntamente pelo profissional, o que agiliza ainda mais o trabalho. Essa funcionalidade não é encontrada nos notebooks comuns no mercado.

Um equipamento desse nível é excelente para quem deseja estabelecer uma estação de trabalho mais elaborada tanto em casa como no escritório. Dessa forma, o profissional pode apenas ligar os monitores, um teclado e mouse usb e utilizar a máquina como um desktop convencional. Se precisar de até 4 telas funcionando ao mesmo tempo com resolução de 4K, isso será possível.

Otimiza as operações do negócio

Melhorar a eficiência e a produtividade no local de trabalho é um grande objetivo para a maioria dos profissionais. Uma coisa que pode ajudar nesse sentido é focar na melhoria dos equipamentos usados para desempenhar funções mais críticas.

Um workstation mobile remove limitações que as configurações mais baixas de outros modelos impõem sem restringir a mobilidade como computadores desktops convencionais, permitindo redesenhar processos e otimizar as operações do negócio.

Quando os profissionais trabalham de maneira eficiente, entregam mais desempenho, fazendo mais em menos tempo e com melhor qualidade. Como consequência, é possível aumentar a eficiência e registrar grandes reduções no desperdício de recursos. 

Agrega mobilidade às tarefas

Em ambientes nos quais o tempo é essencial, o workstation mobile pode ser um grande trunfo. A mobilidade permite que os profissionais levem o equipamento de trabalho mais importante para onde forem, estendendo as possibilidades de atuação além das paredes do escritório.

Estações de trabalho remotas podem ser formadas e, além de aumentar a produtividade, a empresa ganha uma forte redução de custos com o consumo de energia no local se seus colaboradores trabalharem remotamente, por exemplo. Todavia, produzir com qualidade e de forma colaborativa, desprendendo-se do escritório, é uma tarefa que depende inteiramente dos dispositivos utilizados. Eles precisam ter as configurações adequadas para que a mobilidade seja realmente uma aliada do negócio.

Solução personalizável

Os programas de computador ficam mais robustos com o tempo e o notebook também precisa aumentar sua capacidade para manter o bom funcionamento. O problema é que os equipamentos comuns são muito limitados quanto a isso.

Nesse caso, o workstation mobile pode resolver o problema. Como se trata de um equipamento personalizável, permite atualizações mas sempre repeitando as limitações de componentes específicos.

Ou seja, se a memória ou o HD não forem mais suficientes, é possível trocá-los por peças mais novas e com maior capacidade para manter o bom desempenho da máquina.

Tem capacidade para VR

Talvez você não saiba, mas um workstation mobile bem montado tem capacidade até para VR (Virtual Reality). A tendência do mercado é que os óculos de realidade virtual sejam cada vez mais utilizados na apresentação de produtos e serviços.

Se a qualidade das imagens for baixa e a tela apresentar travamentos durante a exibição, a experiência proporcionada pode ser ruim, afetando o julgamento dos clientes. Para não correr esse risco, o uso de um equipamento mais apropriado será fundamental, pois, terá uma estação VR móvel para o trabalho. Este torna-se um grande diferencial para apresentação com clientes fora do escritório, já que maior empecilho a uma estação VR é o hardware necessário que costuma ser obtido com satisfação somente em workstations dekstop convencionais (computadores de mesa), o que dificulta muito o transporte dessas estações.

É mais potente

Notebooks constituídos para atuarem como workstation mobile costumam ser equipados com processadores mais avançados, como i9 e por vezes até processadores Xeon. Além disso, terá acesso a placas de vídeo Quadro, algo muito escaço no mercado de notebooks. Outras configurações incluem HD de 1 TB e memória RAM de até 64 GB. Dificilmente você encontrará uma máquina com essas configurações no mercado.

É importante lembrar que investir na compra do notebook mais caro nem sempre é garantia de alto desempenho. Muitas vezes, você pode ter um equipamento melhor sem precisar gastar tanto. Entretanto, para isso, será importante contar com o apoio de uma empresa especializada para especificar um workstation mobile de acordo com as suas necessidades de trabalho. 

Gostou do conteúdo que trouxemos no post? Então, não perca mais tempo e dinheiro. Entre em contato com a Razor agora mesmo e veja como podemos ajudar!