BLOG > Hardware | 18/11/2019

Computador para edição de vídeo: conheça os tipos de vídeos animados que podem ser feitos neles!

durEdição de vídeo vai muito além das peças audiovisuais e propagandas para televisão. As animações foram, durante muito tempo, utilizadas massivamente como entretenimento e, em alguns casos, também na publicidade. Com a evolução das ferramentas digitais, tanto de produção quanto de divulgação, os vídeos animados se popularizaram e passaram a ser utilizados para uma série de finalidades, incluindo o marketing. Com criatividade, um bom software e um computador para edição de vídeo é possível criar animações de alta qualidade.

As pessoas estão conectadas 24 horas e cada vez mais estão interessadas em consumir vídeos, mais até que materiais escritos. Segundo a Pesquisa Video Viewers do Google, realizada em 2018, os brasileiros passam em média 19 horas semanais assistindo vídeos online e esse valor cresce exponencialmente a cada ano. Não à toa, as empresas direcionam as suas estratégias de marketing para esse canal.

Neste texto, vamos destacar os principais tipos de vídeos animados que são produzidos e as ferramentas que permitem a criação desse tipo de conteúdo. Confira!

Quais são os principais tipos de animação que podem ser feitas com uma workstation?

Dos desenhos clássicos, passando pelo stop motion, até as animações 3D mais robustas, veja a seguir os tipos de animações que podem ser feitas com a utilização de um bom computador para edição de vídeos, equipado com hardwares robustos.

Animação clássica

A animação clássica, com quadros feitos a mão, é o modelo que está na memória afetiva da maioria das pessoas, graças aos desenhos animados televisivos e grandes sucessos do cinema criados pela Disney. Durante muito tempo, esse tipo de animação era viável apenas para grandes estúdios, pois se tratava de um processo complexo.

Os desenhos eram feitos à mão em uma película transparente, frame por frame, o que resultava em dezenas de desenhos diferentes para cada minuto de vídeo. Com a evolução da computação, foram desenvolvidos softwares que tornaram a criação das animações muito mais ágil.

Stop motion

O stop motion também é um modelo clássico de vídeo animado, mas que utiliza fotografias quadro a quadro para criar a ilusão de movimento em objetos. Podem ser utilizados personagens feitos de massa de modelar, brinquedos, esculturas, papel e o que mais a criatividade permitir.

Durante muito tempo, os efeitos especiais do cinema eram feitos com stop motion, em uma era pré-computação digital, essa técnica deu vida a monstros e robôs nas telonas. Esse método também foi otimizado com a evolução dos computadores para edição de vídeo e dos softwares que agilizam a produção e permitem o acréscimo de efeitos especiais.

Animação 2D

As animações clássicas são 2D, mas separamos um tópico para falar sobre as animações que foram propiciadas após o desenvolvimento de softwares como o Adobe After Effects. Aqui, já não há a necessidade de desenhar à mão e fazer quadro por quadro.

Assim, o criador pode utilizar múltiplas ferramentas para criar os personagens e objetos, além das mecânicas que envolvem uma animação, como a ferramenta “bones”, que permite a movimentação das articulações, por exemplo.

Animação 3D

As animações 3D se tornaram populares após a aquisição da Pixar pela Disney, com o Lançamento de Toy Story. Desta forma, esse modelo foi restrito aos grandes estúdios por muito tempo. Entretanto, com a popularização e barateamento das soluções tecnológicas, como os computadores robustos para a edição de vídeo, as animações 3D ganharam o mercado.

Esse tipo de animação é o que demanda uma workstation com maior poder computacional, pois os softwares modernos apresentam técnicas de renderização, como acontece com o 3D Studio Max, que faz com que as animações 3D se tornem cada vez mais realistas, com sombras, texturas e formas que permitem a criação de vídeos assim.

 

Calculadora Razor

Quais são as principais ferramentas para criar vídeos animados?

Já conhecemos os principais tipos de animação e suas características, vamos conhecer alguns dos softwares que permitem a criação desses vídeos. Acompanhe!

Adobe Animate CC

Herdeiro do antigo Adobe Flash, o Animate CC é uma ferramenta que permite a criação de animações 2D, tanto no modelo clássico, desenhando à mão quadro a quadro, tanto da maneira mais otimizada, com ferramentas que agilizam o trabalho. É um software robusto, que demanda um poder de computação considerável para uma boa renderização e exportação das animações.

Open Toonz

Open Toonz é uma ferramenta gratuita e profissional que foi utilizada para a criação de animações famosas, como Futurama, um desenho feito pelos mesmos criadores de Os Simpsons. O Toonz é um software de animações 2D lançado em 1993 e que se tornou aberto após ser adquirido pela japonesa Dwango.

3DS Max

3ds Max é uma ferramenta que permite a modelagem tridimensional e a renderização de animações. Pode ser utilizada para a criação de filmes, jogos e vídeos comerciais. Permite também a criação de maquetes eletrônicas e de mundos virtuais.

Blender

Outro software de criação 3D gratuito e de código aberto, o Blender apresenta funcionalidades para a modelagem 3D, renderizações, animações e conteúdo interativo. Com esse software, o profissional pode criar desde vídeos mais simples até animações e jogos profissionais.

Synfig Studio

Synfig Studio é uma ferramenta potente, com recursos que reduzem a necessidade de desenhar quadro a quadro. Também apresenta ferramentas que permitem a movimentação de personagens e objetos, como o esqueleto e a rotação. Assim como o Open Toonz, o Synfig é uma alternativa gratuita e de código aberto ao Adobe Animate.

Adobe After Effects

Outra ferramenta robusta e completa do Pacote Adobe Creative Cloud que permite, além da criação de animações, a inserção de efeitos visuais. É um programa profissional que requer conhecimento de edição de vídeos. Com o After Effects, você poderá fazer a integração com o Illustratror e com o Premiere.

Todas as ferramentas e tipos de animações citadas neste post demandam um bom computador para edição de vídeo. Este tipo de computador precisa ter os componentes necessários para entregar um desempenho fluido por horas de trabalho. É a união entre a técnica do profissional, que criará a animação, o software, que permite a execução do trabalho, e de uma workstation, que suporte as exigências desse software.

Gostou do post? Então, veja o que você deve considerar na hora de comprar um computador para a edição de vídeos.

WhatsApp