BLOG > Evento | 26/04/2020

Cinema 4D: entenda o que é e quais os principais tipos

Para otimizar o trabalho de modelagem, animação e renderização em 3D é preciso contar com bons softwares. Uma das alternativas mais conhecidas e apreciadas do mercado cinematográfico, de artistas em geral e agências publicitárias é o chamado Cinema 4D.

Esse programa é o centro de todo o Universo Cinema 4D, referência quando o assunto é tecnologia 3D. Quer saber mais sobre ele, como funciona e quais as principais modelagens feitas utilizando-o? Então continue lendo este post!

O que é Cinema 4D?

Primeiramente, não confunda o nome do software com as salas de cinema em 4D. Apesar de ambos envolverem o cinema, são totalmente diferentes. Aqui, estamos tratando do programa alemão criado em 1991 pela empresa MAXON Computer GmbH.

Seu objetivo é facilitar a modelagem, animação, renderização, texturização e iluminação em 3D para diversos fins e em vários nichos. Tanto para o cinema, como no filme Expresso Polar, quanto para jogos eletrônicos ou agências de publicidade.

Quais as principais vantagens do Cinema 4D?

O Cinema 4D é um queridinho do mercado de produção em 3D. Suas vantagens são inúmeras. Veja!

Facilidade

A organização da interface torna a aplicabilidade do programa muito fácil para principiantes, e as inovações não param de surpreender os usuários experientes. Assim, os resultados obtidos por ambos são rápidos e a agilidade dada ao trabalho inegável. Além disso, o programa disponibiliza diversos tutoriais que contribuem para o entendimento de uma gama maior de pessoas.

Interface

A interface é totalmente intuitiva e acessível. Isso faz com que o fluxo de trabalho seja continuado. Tanta praticidade mantém a criatividade dos artistas em 3D, profissionais ou não, sempre em alta. O layout do software permite personalização para atender as atribuições de cada usuário, sendo possível, inclusive, salvá-lo.

Estabilidade

A estabilidade é outro ponto forte do sistema. Novos recursos e funções passam por controles de qualidades e são testados regularmente. Os pacotes de serviços gratuitos permitem responder rapidamente às mudanças nos sistemas operacionais.

Flexibilidade

As soluções de trabalho, para lidar com imprevistos, oferecidas pelo sistema são abrangentes. Algumas delas são: modelagem paramétrica, shaders procedurais e texturas. Opções como o Cinema 4D Take System permitem salvar e gerenciar versões de uma cena em um único arquivo.

Quais os tipos de modelagem do Cinema 4D?

O Cinema 4D consegue fazer modelagem procedural e poligonal. Conheça cada uma delas!

Modelagem Procedural

Esse tipo de modelagem é usado para construções orgânicas, como árvores. Devido à grande complexidade, esse tipo de imagem é gerado por um algoritmo, pois para um artista demandaria muito trabalho para fazer à mão. Procedural refere-se justamente a isso, algo que foi gerado algoritmicamente.

Modelagem Poligonal

Como o próprio nome sugere, esse tipo de construção de modelos utiliza como base polígonos. A modelagem poligonal consegue criar, a partir de formas geométricas primitivas, objetos complexos.

As vantagens e usabilidade do Cinema 4D é evidente para os mais diversos projetos em 3D. No entanto, o programa precisa de equipamentos potentes e de qualidade para operar em sua totalidade. A Razor Computadores tem estações de trabalho feitas sob medida para trabalhar com a modelagem de polígonos, com a mais alta frequência de processamento possível, o que beneficia a modelagem 3D.

Quer saber mais sobre o Cinema 4D e as soluções da Razor Computadores em equipamentos para modelagem 3D? Siga-nos no Facebook e Instagram.

 

 

hardware perfeito

WhatsApp